A Administração Científica
Por: xmigomes • 23/10/2019 • Bibliografia • 491 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
Administração científica
Segundo o autor Maximiano (2004), foi Frederick W. Taylor que criou o movimento da administração científica, com o propósito de criar técnicas para ‘’aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho, para evitar o desperdício e promover a prosperidade dos patrões e dos empregados’’ (MAXIMIANO,2004,p.54). Taylor acreditava que com a maximização da produtividade dos trabalhadores a prosperidade econômica aconteceria para isso os trabalhadores deveriam trabalhar com mais eficiência. Taylor foi muito importante com suas contribuições que foram as mais importantes da história das teorias e práticas da administração, inclusive muitas das idéias dele ainda são usadas.
De acordo com os autores Ferreira, Reis e Pereira (1997), no século XIX, Taylor começou a desenvolver técnicas sobre a racionalização do trabalho operário a partir da experiência que ele havia, generalizando-a como um modelo para a prática da administração, o principal destaque de Taylor é a procura de uma organização científica do trabalho. Ele via a necessidade de sobrepor os métodos científicos à administração, para assim assegurar a consecução de seus objetivos de aumentar a produção a mínimo custo. Muitos criticaram as idéias de Taylor, porém muitas de suas conclusões ainda continuam sendo aplicáveis ao moderno processo produtivo.
Segundo os autores Megginson, Mosley e Pietri Jr. (1998), Frederick W. Taylor ficou conhecido com suas idéias vindo do movimento da administração científica, que era uma abordagem administrativa que defendia a maximização da produção e também melhorava as condições de trabalho, assim então proporcionando maiores salários. Taylor então aplicou melhorias nos métodos da administração que já eram existentes, aplicando a abordagem científica, com isso sua maior contribuição foi levar as práticas que já estavam sendo desenvolvidas em fábricas européias, para as fábricas norte-americanas
Os autores Robbins e Coulter (1998) afirmam que se tivesse que escolher uma data para definir quando a administração moderna nasceu, este ano seria o de 1911, que foi o ano que Taylor publicou seu livro da Administração Científica, onde seu livro se tornou aceito por administradores por todo o mundo. Neste livro ele descrevia os melhores métodos científicos para um trabalho ser feito.
De acordo com Moraes (2004) Taylor se preocupava em aumentar a eficiência da empresa com a racionalização do trabalho, este método se baseava na observação e mensuração do trabalho operário, com o objetivo de aumentar sua produtividade. Está obra pode ser dividida em duas fases, são elas:
• Primeira fase: O principal objetivo dessa fase é determinar uma forma justa de remuneração, estudar e verificar o tempo e os movimentos que são empregados no ato de realização do trabalho, para assim definir um tempo-padrão para cada tarefa a ser realizada;
• Segunda fase: O principal objetivo dessa fase é aprofundar as observações quanto à realização das tarefas, para definir e consolidar os princípios em geral da administração.
...