A Análise Combinatória
Por: RenatinhoBig • 24/11/2019 • Resenha • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 230 Visualizações
ANOREXIA NERVOSA
A anorexia nervosa está classificada como um distúrbio da saúde mental e que por seguinte acaba fazendo parte do grupo de transtornos alimentares que também engloba a bulimia nervosa e suas variantes. Estes quadros são de natureza psiquiátrica e, costumam afetar mais adolescentes e adultos jovens, principalmente em mulheres jovens causando grandes prejuízos biológicos, psiquiátrico e sociais. As pessoas com anorexia sentem um medo intenso de engordar e perder o controle das suas formas corporais. A falta de uma nutrição adequada pode provocar problemas de saúde físicos e mentais, por isso a anorexia deve ser tratada assim que possível. Embora exista uma estimativa que comprova que 90% das pessoas que desenvolvem anorexia são mulheres, esta doença também afeta os homens. A anorexia nervosa comumente surge entre os 15 e os 25 anos, mas não é raro desenvolver-se em crianças e em idosos que com frequência apresenta-se associada a quadros depressivos e outros transtornos do humor.
Anorexia Nervosa do tipo restritivo
Neste tipo a perda de peso é conseguida pelo fato da pessoa limitar suas opções alimentares através de dietas, jejuns ou exercícios excessivos, consumindo o mínimo possível de calorias. Durante o episódio, esses pacientes não desenvolveram compulsões periódicas ou purgações.
Anorexia Nervosa do tipo compulsão periódica/purgativo
O tipo compulsão periódica/purgativo se desenvolve em até 50% das pessoas com Anorexia Nervosa. Os indivíduos do tipo compulsão periódica/purgativo tendem a ter famílias nas quais alguns membros são obesos, e elas próprias tem histórias de maior peso corporal antes do transtorno que as pessoas restritas, é quando o paciente se envolve regularmente em compulsões de comer seguidas de purgações durante o episódio atual de Anorexia.
CAUSAS
A anorexia é um distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida de seu corpo, que se torna uma obsessão por seu peso e aquilo que come e é uma doença que atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no nosso país. Apesar da gravidade da anorexia, é uma doença pouco falada no Brasil, tanto que a forma mais comum a ser diagnosticada é pela pessoa, criando assim, em primeiro lugar, a necessidade da fiscalização de pais e profissionais sobre a vida das pessoas, para que com isso, ao começo de “sintomas” demonstrados desse assunto, possa logo acionar um especialista para que ocorra o tratamento. A anorexia, é uma doença que afeta tanto o meio físico mas principalmente o psicológico, porque afeta a mente da pessoa por completo, ao achar por exemplo, que está sobrepeso quando na verdade está abaixo do peso ou no seu peso ideal, por isso achamos que a melhor solução ao se tratar desse assunto é procurar um psicólogo para que acima de tudo ao final do tratamento, não venha a apresentar indícios dessa doença novamente, caso contrário tudo terá que ser feito de novo, e não vai resolver o problema e sim será colocada uma capa sobre ele.
Uma das maiores causas da anorexia atualmente é pela idolatria do corpo no mundo, pois em um mundo onde o que importa é a estética, ao invés de buscar por meios saudáveis de se sentir bem com o seu corpo procuram meios mais bruscos e de risco para reduzir o seu peso e assim se sentir bem com seu próprio corpo novamente. E no mundo contemporâneo são impostos muitos padrões sobre a vida das pessoas, seja pelas redes sociais ou até mesmo pelo YouTube, onde nós temos que seguir o que está na “moda” e a maioria das blogueiras seguem esse padrão, induzindo assim as pessoas a desejar viver a vida de forma padronizada para estar incluída no mundo moderno. Por isso se torna necessário a realização de campanhas para que mostrem a essas pessoas que não existe corpo perfeito, e possam enxergar que essa doença pode levar a grandes riscos muitas vezes até a morte, e com isso fazer com que a idolatria e busca ao corpo perfeito acabe afinal como disse a atriz Kristen Stewart: temos que ser mais que aparências
SINTOMAS
O principal sintoma da anorexia é tentar manter-se num peso abaixo do normal por meio de jejum ou da prática excessiva de exercícios físicos. As pessoas podem ter:
- No corpo: baixa temperatura corporal, desidratação, desmaio, fadiga, pressão baixa, tontura, entre outros;
- No comportamento: comportamento compulsivo, compulsão alimentar, hiperatividade e isolamento social;
- No humor: ansiedade e culpa;
- No peso: perda de peso e magreza;
- No desenvolvimento: crescimento lento ou puberdade atrasada;
- Na menstruação: ausência de menstruação ou menstruação irregular;
- No aparelho digestivo: prisão de ventre ou vômito;
- Sintomas psicológicos: depressão ou medo.
E também é comum nessas pessoas o cabelo ressecado, pele seca, redução na libido, unhas quebradiças, uso abusivo de laxantes e ainda evitam comer na frente dos outros ou usam alguns truques para dar a impressão de que já comeram ou que o prato está vazio. Na mulher, a anorexia nervosa apresenta aspectos importantes e particulares que merecem ser destacados, tais como: irregularidades menstruais do tipo amenorreia, autoestima prejudicada, por vezes acompanhada de disfunções sexuais, redução da imunidade e da massa óssea. Essas alterações, em geral, são dependentes da duração da amenorreia, do grau de desnutrição e também da intensidade do comprometimento emocional. Por outro lado, o ganho de peso e reinício dos fluxos menstruais são considerados parâmetros importantes de melhora.
O tratamento, em geral, é realizado por equipe multidisciplinar, com a meta de melhorar a saúde mental e física, empregando para tal tratamentos especializados, que conduzirão a recuperação do peso, das funções metabólicas e endócrinas, que são fundamentais para a cura. Ressalte-se, ainda, que a abordagem de mulheres com AN ainda nos dias atuais apresenta aspectos controversos na maioria dos casos, já que essas pacientes procuram ginecologistas, fato esse que justifica a permanente análise e reavaliação.
...