A Atividade Bônus
Por: kloster_esteves • 9/12/2018 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Economia
Disciplina: Introdução à Economia
Prof. Shirley Mesquita
Atividade Bônus (1 ponto extra na avaliação presencial)
Aluna: Camila Esteves de Carvalho
- Qual a principal diferença entre micro e macroeconomia?
A economia estuda como as pessoas decidem usar poucos recursos para satisfazer vários desejos. A macroeconomia, olha para um todo, e a microeconomia é mais específica. A macroeconomia, lembra a visão panorâmica de uma floresta, focando nas características gerais da floresta conforme o tempo. A microeconomia, analisa minunciosamente todo o ecossistema dessa floresta, trocando essa visão de um todo, do funcionamento do conjunto, pela maior riqueza de detalhes. Temas da macroeconomia: inflação, desemprego, PIB, taxa de juros, contas públicas, preços e etc. Já a microeconomia, presta mais atenção em detalhes, como nas diferenças de salários entre homens e mulheres, nas decisões de produtores e consumidores, no funcionamento de cada setor na economia, entre outros.
- Explique para que serve o PIB?
O PIB é a medida em dinheiro de toda a produção de um país em um determinado período. Entram no cálculo do PIB, apenas produtos e serviços produzidos no período em questão. O PIB mede a atividade econômica dos países.
- Qual a diferença entre PIB real e nominal?
Se a produção de todos os itens for constante de um ano a outro, mas o preço de tudo tiver dobrado, o cálculo do PIB não retrataria a realidade, afinal o PIB teria dobrado sem alteração nenhuma no ritmo de produção. Esse cálculo a preços correntes, menos preciso, é chamado de PIB Nominal. Já o cálculo a preços constantes, é conhecido como PIB Real, ou seja, os preços não sofreram alteração conforme o tempo, ou seja, para o cálculo do PIB do ano atual, considera-se os preços do ano anterior como base. Toda a inflação do ano atual é desconsiderada.
- Qual a relação entre crescimento econômico e educação?
O crescimento econômico é tudo aquilo que o país produz, ou seja, o PIB. O crescimento econômico dependente exclusivamente de três fatores: progresso tecnológico, aumento da força de trabalho e acumulação do capital fixo. A relação é a seguinte, um trabalhador com acesso a uma quantidade maior de equipamentos e de maior qualidade, será mais produtivo. Além disso, um trabalhador que estudou e se preparou para exercer uma profissão, também será mais produtivo se comparado a outro que não obteve essa preparação.
- O que é inflação?
Inflação é o aumento generalizado dos preços. É quando sobe o nível de preços médios da economia.
- Explica como a inflação afeta a distribuição de renda de um país?
Os trabalhadores assalariados são os mais afetados de forma negativa com a inflação, visto que o aumento dos preços não altera (aumenta) os salários. Sendo assim, com inflação, o poder de compra diminui, ou seja, a renda acaba sendo transferida para os empresários capitalistas.
- Quais os tipos de inflação? Discuta.
Oferta e demanda. A inflação de oferta, também conhecida como inflação puxada por custos, acontece quando os preços das matérias primas básicas crescem. Esses reajustes impactam diretamente nos custos de quase todas as empresas e são repassadas para o consumidor. Se a economia vai bem, é capaz das indústrias não darem conta da demanda, com muita procura e poucos produtos no mercado. Com isso ocorre o aumento do preço. Essa expansão da demanda, pode acontecer por vários fatores, como por exemplo, o aumento dos salários, crédito nas instituições financeiras de forma facilitada ou impressões de moedas.
...