A CONTABILIDADE APLICADA
Por: fabianachapeco • 13/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
O planejamento tributário é uma necessidade básica entre as organizações,a controladoria possui um vasto campo de conhecimento, pois recebe informações da contabilidade e da administração, utilizando métodos, como o controle, orçamento e planejamento, para obter informações precisas e claras, e isso auxilia o processo de tomada de decisões. Os resultados da pesquisa apontam que a controladoria é um valioso instrumento de planejamento tributário para controladoria.
CONTABILIDADE APLICADA
A Controladoria como órgão administrativo possui algumas características para assessorar os gestores nas atividades da empresa. Essa s atribuições que ela possui serão as ferramentas utilizadas na elaboração do planejamento tributário.
As funções da controladoria são as ferramentas que a contabilidade usara no auxilio do planejamento tributário. A primeira dentre as funções da controladoria na empresa será identificar qual a atividade que a empresa executara, qual será o seu ramo de atividade, para que assim possa verificar as alíquotas aplicáveis e sua legislação vigente.
A controladoria como gestor de informação precisa estar atualizada constantemente com a legislação vigente e com as mudanças que nela ocorreu, para que a empresa possa se adaptar facilmente a elas sem nenhum prejuízo. Além de aprimorar, através de novos conhecimentos os métodos já utilizados pelo planejamento.
A empresa poderá utilizar as ferramentas da controladoria para elaborar e executar o seu planejamento tributário de maneira eficiente, reduzindo, postergando ou evitando assim os gastos com os tributos, acarretando um melhor fluxo financeiro para a mesma.
Ao se falar de otimização de custos, não se relaciona somente ao corte e a redução do uso de matéria prima e material humano. Otimizar consiste em planejar e executar ações para eliminar do processo as atividades que não agregam valor ao produto final. A otimização de custos depende de quatro fatores processos operacionais, estrutura organizacional, controles internos e informações adequadas e investimentos em tecnologia.
Para que a redução de custos seja eficaz, ela tem que ser permanente e generalizada, não podendo ser temporal, e é através da controladora que se deve ter uma política de redução de custos.
A controladoria começa com o entendimento de que todos os recursos que são mobilizados e utilizados pelas organizações têm um objetivo maior: produzir valor.
A controladoria, no mundo moderno, deve ser considerada um suporte indispensável na tomada de decisões, as informações geradas por esse órgão deve estar sempre “on line” e confiáveis para auxiliar nesse processo que, conjuntamente com a logística, tem como objetivo a redução de custos e aumento da lucratividade, para garantir a sobrevivência da empresa moderna.
As organizações estão mais inteligentes e procuram profissionais capazes de processar suas experiências com o mercado, com clientes, parceiros e fornecedores, de forma que lhes permita criar ambientes onde possam ter sucesso.
A controladoria poderá realizar aquisições de novas empresas e novos investimentos na busca de minimizar custos de uma empresa, muitas empresas compram outras empresas mesmo que ela não lhe de lucro, mas sim ajuda a reduzir seus custos.
Atualmente a controladoria, tem como principal desafio a constante avaliação das decisões tomadas pelos gestores, nos diversos níveis e, como conseqüência, emitir opiniões em relação ao desempenho das variadas unidades administrativas e operacionais da empresa.
A função da controladoria em uma cisão é a de levantar as informações e demonstrações necessárias para que seja tomada a decisão mais acertada, calculando riscos e benefícios;
Fazer uma analise da operação indicando se esta será vantajosa, observar se foram cumpridas todas as etapas exigidas para a cisão.
Cabe também à controladoria fiscalizar se o que está ocorrendo é de fato uma cisão- permitido por lei- ou somente uma venda de ativo tentando escapar da tributação, o que caracterizaria então um crime fiscal.
A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos a gestão econômica e pode ser visualizada como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos vindos de outras ciências ou como um órgão administrativo com missão, função e princípios norteados definidos no modelo de gestão do sistema da empresa.
O órgão administrativo da controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. O controlador é o chefe da contabilidade, aquele que supervisiona e mantém os arquivos financeiros formais da empresa, embora suas funções não tenham que se restringirem apenas as funções contábeis. Além disso, ele aumenta sua atuação e utiliza sua contabilidade em aplicações gerenciais.
...