A CONTABILIDADE APLICADA
Por: nelise • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
IONELISE
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“Contabilidade Aplicada – 6º Semestre”
[pic 3]
Juazeiro
2015
IONELISE
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“Contabilidade Aplicada – 6º Semestre”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.
Orientador: Equipe de Professores do 6º Semestre.
Juazeiro
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 14
4 REFERÊNCIAS..................................................................................................... 15
1 INTRODUÇÃO
É crescente o interesse com a atuação socialmente responsável das organizações nos diferentes setores econômicos. O trabalho apresentado refere-se ao Balanço Social dentro do Contexto Histórico da CONAB, bem como os aspectos contábeis voltadas para o setor público, empresa rural e cooperativa.
Os pontos de vista recomendados e utilizados na elaboração do texto Contabilidade Aplicada - Balanço Social - são de grande importância, por isso, não deixaram de serem tratados.
2 DESENVOLVIMENTO
BALANÇO SOCIAL
O Balanço Social é um mecanismo utilizado pelas empresas para tornarem públicas as suas intenções e compromissos, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa (RSC), trazendo informações qualitativas e quantitativas.
O surgimento do Balanço Social se deu nos anos 60, nos Estados Unidos e na Europa, com a rejeição da população à guerra do Vietnã, e deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito.
No Brasil, teve início nos anos 70 as movimentações entre as empresas, mas somente na década de 80 é que algumas empresas iniciaram a divulgação das evidências do Balanço Social.
Cada vez mais, as entidades privadas veem-se comprometidas com o meio social em que vivem, pois não é admissível que retirem lucros da sociedade sem uma contrapartida significativa de responsabilidade social.
CONAB
A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB – é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, criada por Decreto Presidencial e autorizada pela Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, tendo iniciado suas atividades em 1º de janeiro de 1991.
O prazo de duração da CONAB é indeterminado. Aplica-se ao pessoal da CONAB o regime jurídico estabelecido pela legislação trabalhista, o ingresso de pessoal faz-se- á mediante concurso público de provas ou de títulos, observadas as normas específicas da Companhia.
A Conab está presente em todo o processo pelo qual passa o alimento, desde antes do cultivo até chegar à mesa do brasileiro. A atuação da Companhia antecede a própria decisão de plantar e se estende até depois da comercialização, na fase do abastecimento e da segurança alimentar. O trabalho realizado abrange levantamentos para prever safras, acompanhamento do comportamento da produção e dos preços, participação na administração do escoamento da safra agrícola nacional e formulação de estudos que balizam as políticas agrícolas e de abastecimento.
O governo brasileiro criou estratégias para promover a sustentabilidade, uma dessas estratégias é representada pelo Decreto 5.940, de outubro de 2006, o qual institui, no âmbito da administração pública federal direta e indireta, a separação dos resíduos recicláveis descartados e sua doação às cooperativas e associações de catadores de materiais, devidamente habilitados. Essa iniciativa, além de gerar renda e inclusão social, oferece oportunidade de trabalho a milhares de pessoas, suprindo demandas, reduzindo a destinação de resíduos para os aterros e lixões, minimizando os impactos ambientais e viabilizando a fabricação de produtos com matéria prima reciclada e demais materiais passíveis de retorno ao ciclo produtivo.
FINALIDADES E OBJETIVOS DA CONAB
Na condição de órgão público federal, a CONAB foi responsável por designar às Comissões de Coleta Seletiva Solidária, para a implantação das ações necessárias para o efetivo cumprimento do referido Decreto.
Por intermédio dos meios de comunicação disponíveis internamente, a Conab, conscientiza os empregados quanto às práticas ecologicamente corretas, estimulando a coleta seletiva dos resíduos produzidos na empresa, destacando a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis, e ainda promovendo a redução no consumo de papel.
Encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, consoante o seu Estatuto Social (Decreto nº 4.514, de 13/12/02), a Conab tem por objetivos:
• planejar, normatizar e executar a Política de Garantia de Preços Mínimos do Governo Federal;
• implementar a execução de outros instrumentos de sustentação de preços agropecuários;
• executar as políticas públicas federais referentes à armazenagem da produção agropecuária;
• coordenar ou executar as políticas oficiais de formação, armazenagem, remoção e escoamento dos estoques reguladores e estratégicos de produtos agropecuários;
...