A CONTABILIDADE CIÊNCIAS CONTABEIS
Por: andersonlobato • 26/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.387 Palavras (6 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
CIENCIAS CONTABEIS
Disciplina: | SISTEMAS CONTABEIS | ||
Tutor: | FERNANDO CESAR RINALDI | RA: | 8054037 |
Aluno(a): | ANDERSON FERNANDO O. LOBATO | Turma: | |
Unidade: | SÃO MIGUEL DO GUAPORE/RO |
1). Qual é a importância da informatização na contabilidade? Justifique a sua resposta.
A informatização nos dias atuais é uma ferramenta fundamental para todo tipo de segmentos na sociedade. Na contabilidade, essa ferramenta vem sendo utilizada com a finalidade de contribuir com a valorização da profissão, pela possibilidade de o contador gerenciar o maior número de informações e auxiliar a administração das empresas em bases melhores. Para a contabilidade ela passou ser uma ferramenta de grande valia, sendo indispensável no cotidiano da área contábil, pelo fato da grande demanda de informações nesse segmento, fazendo com que as empresas e escritórios passem a utilizar cada vez mais a informática como uma ferramenta de trabalho com a finalidade de oferecer um serviço mais rápido e com maior qualidade.
Antes da utilização da informática na área contábil, era normal perder muito tempo gerando informações e cometer erros que hoje em dia são inadmissíveis. Com o uso do computador, o contador passou a ser praticamente um analista de contabilidade, uma vez que os softwares fazem quase tudo dentro do departamento de contabilidade.
2). Qual é a melhor definição para sistema de informação? Justifique a sua resposta.
Pode ser definir como um sistema de informação como um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral, com objetivo de armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Atualmente podemos ver exemplos de sistemas em nosso dia a dia, como fazer acesso em um App de delivery, rede social e até mesmo nos sites do seu banco para pagar uma conta. Ao realizar esses procedimentos cotidianos está havendo o envio e recebimento de informações por meio de sistemas elaborados para esse fim.
Na contabilidade o sistema de informações constitui também um sistema pelo qual são obtidos dados para as operações de controle e planejamento da empresa. Em síntese, o sistema de informações gera dados de forma esquematizada e ordenada, os quais fornecem subsídios para o processo de tomada de decisões.
3). Qual a diferença entre sistema aberto e fechado? Apresente algum exemplo.
Sistemas abertos, são aqueles que interagem com o ambiente externo. Possuem relação de causa e efeito com o ambiente e são chamados normalmente de sistemas orgânicos. Neste sentido, pode se definir que as empresas são sistemas abertos que sofrem influência das variáveis externas, tais como: Políticas econômicas, variáveis sociais, tecnológicas, éticas, ecológicas e de ordem legal, ou seja, são influenciadas também pela legislação vigente e tributação. Os sistemas abertos valorizam a proação, inovação, orientação para o mercado e flexibilidade de processo ou adhocracia.
Os sistemas fechados, que não sofrem influência do ambiente externo. São sistemas normalmente criados pelo homem, tais como máquinas e motores, portanto, não sofrem com as variáveis do ambiente. Além disso, podemos dizer que os sistemas burocráticos são sistemas fechados de organização, pois não consideram as variáveis externas, dando ênfase apenas ao processo interno.
Em síntese, os Sistemas abertos interagem com o ambiente, procuram ser adhocráticos enquanto Sistemas Fechados não interagem com o ambiente, como por exemplo organizações altamente burocráticas.
4). Qual é a relação existente entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial?
A contabilidade financeira tem seu foco para fins externos. As informações contábeis são apresentadas para agentes de fora da empresa, como Instituições financeiras, Governo, Acionistas, Investidores e Fornecedores. Cada um desses agentes utiliza as informações para a sua finalidade, como a fiscalização pelo governo ou a análise de desempenho pelos investidores e acionistas. A contabilidade financeira baseia-se principalmente em três relatórios: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados de Exercício e Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Eles revelam aos interessados a saúde da empresa em termos econômicos, financeiros e patrimoniais.
A contabilidade de gerencial é voltada para dentro da empresa, portanto, as informações contábeis são prestadas a agentes internos, como, Gestores, Sócios, Colaboradores. Diferentemente da contabilidade financeira, os relatórios não precisam seguir requisitos legais, pois seu uso será estritamente interno. Então, o formato e a periodicidade em que são elaborados seguem apenas os objetivos dos gestores, que precisam compreender e interpretar as informações para ajudar na tomada de decisões estratégicas para a empresa. Portanto, a contabilidade gerencial não se limita ao cálculo e registro de dados contábeis. Ela é responsável também por direcionar as estratégias futuras e melhorar, por exemplo, a gestão de custos, a definição de preços e o uso de recursos financeiros. Embora exista uma separação entre contabilidade financeira e gerencial, as informações contábeis que são apresentadas externamente também podem ser usadas para fins internos. Ambas são de extrema importância, pois ajudam a empresa de várias maneiras, a Contabilidade de Gestão é essencial para analisar o desempenho da organização, elaborar uma estratégia, tornar decisões efetivas e direcionar a empresa para ações futuras. A Contabilidade Financeira é fundamental para a manutenção adequada das demonstrações contábeis e gerenciais.
...