A CONTABILIDADE COMERCIAL
Por: prospe • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.122 Palavras (13 Páginas) • 250 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Nesta disciplina é a contribuição para o desenvolvimento dos conhecimentos sobre a Contabilidade Comercial, onde serão abrangidos pontos de grande relevância para nossa formação contábil
A Contabilidade Comercial é o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante. Ramo da Contabilidade que controla uma determinada empresa sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, resumindo a Contabilidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Toda empresa busca atender bem seus clientes, respeitando bem seus funcionários, e os princípios básicos da Contabilidade; sendo eles: Entidade, Continuidade e Competência;
Fica claro no artigo 4° da Resolução 750/93 o primeiro é aquele que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Sendo assim no caso de sociedade ou instituição, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários.
O Artigo 5º da Resolução 750/93 do CFC trás que o segundo pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Todas as vezes que forem apresentadas as Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial, DRE, etc) e, nessa data, ser conhecido um fato relevante que irá influenciar na continuidade normal da empresa, esse fato deverá ser divulgado através de Nota Explicativa.
A aplicação desse princípio está ligada à correta aplicação do Princípio da Competência, que estabelece que as Receitas e as Despesas devam ser incluídas na apuração do resultado do período em que foram geradas, sempre em ordem quando se correlacionarem (Princípio da Confrontação das Despesas com as Receitas), independentemente de pagamento ou recebimento.
2.2. REGIMES DE APURAÇÃO
Regimes contábeis são exclusivamente registro e controle que orientam os fatos patrimoniais. Caixas e Competência. É o registro contábil que no momento da efetivação de pagamento ou recebimento, não importando a que período se refere o fato, considera-se o registro dos documentos quando estes são pagos, liquidados ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.
O regime de caixa é diferente do regime de competência, respeita a ordem de saída e entrada de caixa para registro contábil da transação. Esse sistema é utilizado em microempresas ou objetivo gerenciais.
O regime de competência considera a realização em seu período gerado se tornando se registro contábil, , involuntariamente do eficaz recebimento das receitas ou pagamentos de despesas. Seu principal benefício é a probabilidade de previsão, o futuro também passa a fazer parte da contabilidade da entidade. Como exemplo pode citar uma compra de mercadorias a prazo, sendo que a compra ocorreu no mês de novembro com pagamento em dezembro, a despesa deverá constar nos registros de novembro, embora o pagamento seja feito em dezembro.
O regime de competência é o registro contábil que pondera o fato originado ao período de sua realização, Independentemente do recebimento das receitas ou pagamento das despesas. Previsão é o principal benefício, também pode fazer parte da contabilidade da entidade. Ex.: compra de mercadoria a prazo,sendo que a compra sobreveio no meio de janeiro,e o pagamento será realizado apenas em fevereiro,despesa entra em janeiro mais o pagamento acontecera em fevereiro.
Operações com Mercadorias e Impostos.
Operação de mercadorias é a comercialização pelas empresas, toda empresa tem mercadorias que precisa de ma organização e um controle de vendas para de não ter perca de mercadorias ou extravios, para obtemos essa organização usamos os estoques que também são chamados de bens de venda.
A lei 6.404/76 estabelece que o estoque de mercadoria deva ser avaliado pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, dos dois o menor valor. Quando o valor de mercado é menor que o custo de aquisição, a empresa, prudentemente, deverá registrar uma provisão para ajuste do estoque ao valor de mercado; esta conta é redutora do ativo circulante estoque.
Existem dois métodos que as empresas podem adotar para as operações de mercadorias. São os seguintes:
Conta Mista: É uma conta patrimonial que tem uma única origem de conta,que ao decore das transações apura os valores do estoque inicial e do estoque final.entrando assim no balaço patrimonial como demais conta do ativo.assim será aberta uma conta no balanço patrimonial com o nome de mercadorias que vai te a função de conta de resultado,nela será registrada as compras e as devolução de compras,vendas , devolução de vendas e etc. Assim podemos apura o resultado de mercadorias no exercício.
Estoque Inicial: Representa o saldo da conta Mercadorias em estoque no encerramento do exercício anterior que é o mesmo do início do exercício atual. No início do exercício é reconhecida contabilmente a transferência do estoque inicial para a conta mercadorias:
22.1 Inventário
Dispositivo utilizado pelas empresas para atualiza o valor do estoque em determinadas data e verifica a existência física de um bem, são efetuadas das seguintes maneiras:
Inventário Periódico – Quando uma empresa não registra o Custo das Mercadorias Vendidas com isso ocorre falta de controle do estoque permanente,com isso teremos que realiza um levantamento físico para obter um estoque de mercadorias existente naquela data;e pala diferença entre o total das mercadorias e no final obtemos o custo das mercadorias vendidas (CMV) nesse período.
Com esse sistema a empresa passa a elaborar o inventário físico somente no final de um período, normalmente um ano, com o término do exercício social. O valor encontrado será representado no Balanço Patrimonial, na conta estoque de mercadorias. O CMV é calculado pela seguinte fórmula:
CMV = Estoque Inicial + Compras – Estoque Final
Inventário Permanente – Ocorre quando a empresa controla de forma contínua o estoque de mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo custo dessas Mercadorias Vendidas (CMV). Esse controle é efetuado sobre as mercadorias vendidas (CMV) e sobre as mercadorias que não foram vendidas (estoque final). Pela Soma dos Custos de todas as Vendas, teremos o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) total do período.
...