A CONTABILIDADE COMERCIAL
Por: BRAZ1 • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.103 Palavras (21 Páginas) • 299 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO .4
2.1 O PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE.........................................................4
2.1.1 Atividades Específicas Da Contabilidade.............................................................4
2.2 O PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS..................5
2.3 ESPECIFICIDADES DA ÁREA (DEPARTAMENTO PESSOAL, CONTÁBIL E FISCAL)........................................................................................................................7
2.4 IMPOSTOS ARRECADADOS PELA ATIVIDADE COMERCIAL NO BRASIL.........9
2.4.1 As Diferentes Contribuições...............................................................................11
2.4.2 Os encargos trabalhistas...................................................................................11
2.5 A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL..................................................................................................................12
2.6 A LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO CONTADOR E, CONSEQUENTEMENTE, NA GESTÃO EMPRESARIAL..........................................................................................................14
2.7 DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE O ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT..................................................................................................................17
2.8 RACIONALIDADE E BUROCRACIA....................................................................19
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................20
REFERÊNCIAS..........................................................................................................21
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de analisar e descrever sobre o principal papel da contabilidade e a sua importância na escrituração contábil, bem como fazer um breve relato sobre empresas comerciais existente no Brasil e as especificidades da área de departamento de pessoal, contábil e fiscal. Irei abordar a grande importância de fazer planejamentos para melhor gestão e controle dos processos contábeis de uma empresa, pois a ausência desta pode gerar transtornos e sérios problemas em qualquer ambiente de trabalho. Também iremos conhecer um pouco sobre as reflexões metodológicas de Max Weber sobre a investigação social que são fundamentais para o desenvolvimento posterior desta área de pesquisa e os conceitos de Racionalidade e Burocracia que são importantes na sociologia weberiana para explicar o desenvolvimento da modernidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE
Para descrever um tema tão abrangente como o papel da contabilidade é necessário o entendimento da função dela dentro da empresa. Ela tem como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas: controle; informações; viés para ações, quanto para externas: informações a bancos; governo acionista e outros públicos de interesse.
Uma contabilidade não pode ser considerada apenas como o setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são de competência da área contábil.
O controle gerencial dos números de uma empresa dá embasamento ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta. Aquela que não conduz sua contabilidade por meio de profissionais especializados está de certa forma, sendo negligente com seu patrimônio, o que pode acarretar a falta de diretriz nas ações posteriores.
2.1.1 Atividades Específicas Da Contabilidade
A contabilidade é quem vai auxiliar na abertura da firma. Ela que estará junto a órgãos governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado.
Hoje é possível que a contabilidade seja a base para todos os processos legais de uma empresa, sejam eles contratações, transações, fusões, outsourcing, entre outros serviços. Além disso, devem ser de seu cuidado também operações com tributos e trabalhistas como folha de pagamento, descontos, registros, emissão de notas e gerenciamento de balanços da empresa.
Toda empresa, seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil, é um dos pontos cruciais para que ela cresça com bases sólidas e sucesso posterior. Não há condições de manter um negócio muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real, ativos e passivos, além do preço dos produtos. A contabilidade pode ser uma parceira nessa empreitada e tornar sua empresa ainda mais organizada e com grandes chances de crescimento.
2.2 O PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS
Antes de iniciarmos nosso estudo sobre percentuais de empresas comerciais existente no Brasil devemos conhecer o conceito e origem dessa atividade, para isso iniciamos estudando a definição de “comercio”, que podemos resumir como a troca de mercadoria por dinheiro ou de uma mercadoria por outra.
É bem verdade que nos dias atuais temos um número muito grande de empresas comercias em todo o mundo, mas no início ele foi possivelmente originado na antiguidade pelos fenícios. Várias causas e fatores contribuíram para tal, alguns, inclusive, de natureza geográfica. Por exemplo, a Fenícia possuía pouca terra para o aumento de sua agricultura com uma grande qualidade. Por esse motivo, passou a praticar a atividade comercial, por meio de uma enorme frota que realizava extensas práticas comercias com as civilizações do oriente. Além dos Fenícios, foram muito os povos da antiguidade que exerceram com esmero a atividade comercial, como os gregos e os romanos. Dessa forma o comércio foi evoluindo até chegar nos nossos dias que de acordo com o estudo feito a seguir podemos ver o crescimento do mesmo em nosso país.
De acordo
...