A CONTABILIDADE COMERCIAL
Por: ericasantos1 • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.740 Palavras (23 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A Contabilidade
2.2 O Contador
2.3 Percentual De Empresa Comercial Existente No Brasil
2.4 Departamento Pessoal
2.5 Contabilidade Fiscal
2.6 Escrituração Fiscal E Sua Importância
2.7 Legislação Profissional
2.7.1 Normas Estabelecidas Pelo Cfc
2.7.2 Ibracon
2.7.3 Normas Internacionais
2.8 Sindrome De Burnout E Estresse
2.8.1 Síndrome De Burnout
2.8.2 Estresse
2.8.3 Diferenças Entre Síndrome De Burnout E Estresse
2.9 Conceitos De Racionalidade E Burocracia
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Uma empresa independentemente do seu objetivo e tamanho, necessita de uma escrituração contábil para sua organização. As informações geradas pela contabilidade são uteis e de interesse de uma extensa gama de usuários.
Há tempos a contabilidade deixou de ser apenas um instrumento para atender ao fisco, para ser uma importante ferramenta de gestão. A contabilidade transforma e gerencia dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas como o controle da empresa, informações fiscais, departamento pessoal, apurações de saldo, ICMS, PIS e COFINS, quanto finalidades externas como as informações de banco, governo acionista e outros públicos de interesse.
São através da contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativos de seu patrimônio, que são os conjuntos de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades econômicas administrativas.
Este trabalho foi desenvolvido com base nos textos de apoio “A importância da escrituração contábil na gestão empresarial” e “Racionalidade, autoridade e burocracia: as bases da definição de um tipo organizacional pós-burocrático” e está divido em sessões, explicando especificadamente cada uma delas, na qual seu principal objetivo é mostrar a contabilidade comercial e como a mesma é de extrema importância em uma empresa, mencionar informações sobre a quantidade de imposto que uma empresa está envolvida e os tipos de regime que a mesma pode se enquadrar. Este trabalho está disposto a mostrar informações sobre um grave problema que tem atingido diversas pessoas pelo mundo todo, que é o estresse e a síndrome de Burnout. E será abordado também sobre a racionalidade e burocracia para o sociólogo Max Weber e na importância da escrituração contábil.
- DESENVOLVIMENTO
- A CONTABILIDADE
A contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio, e tem como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades, tanto para finalidades internas: controle e informações; quanto para externas: informações a bancos e governos acionistas. A contabilidade é quem vai auxiliar na abertura da firma. Ela que estará junto aos órgãos governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado.
Hoje é possível que a contabilidade seja a base para todos os processos legais de uma empresa, sejam eles contratações, transações e fusões. Além disso, devem ser de seu cuidado também operações com tributos e trabalhistas como folha de pagamento, descontos, registros, operações também como emissão e verificação de notas fiscais, SPEED fiscal e gerenciamento de balanços da empresa. São diversos os tipos de atuação que a contabilidade oferece.
Toda empresa, seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil, é um dos pontos cruciais para que ela cresça com bases sólidas e sucesso posterior. Não há condições de manter um negócio por muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real e presumido, ativos e passivos. A contabilidade pode ser uma parceira nessa empreitada e tornar sua empresa ainda mais organizada e com grandes chances de crescimento.
...