A Concentração e Extinção
Por: mihsilva23 • 30/5/2015 • Seminário • 483 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
Contabilidade Avançada II
12
UNI MES VI RTUAL
A
ula: 01
T
emática: Concentração e Extinção de Empresas
Nesta aula acompanharemos alguns aspectos conceituais a respeito da concentração e extinção das empresas.
Para a contabilidade, conforme traduz o Princípio da Continuidade, toda entidade econômica, devidamente constituída e revestida de personalidade jurídica, representa uma organização em constante movimento, produzindo e comercializando bens, prestando serviços e gerando receitas continuadamente.
Sob essa presunção é que se justificam a adoção dos demais princípios fundamentais da contabilidade no registro dos eventos responsáveis pela gestão do patrimônio das entidades econômicas, destacando-se, os princípios do registro pelo valor original, da competência e da prudência. Desconsiderando a possibilidade de interrupção das atividades das entidades, os fatos administrativos são contabilizados pelos seus valores originais.
Entretanto, apesar de não frequente, a descontinuidade das atividades das empresas pode derivar de várias situações, inclusive estar prevista nos contratos de constituição ou estatutos.
Conforme define Osni Moura Ribeiro, vários fatores podem contribuir para a paralisação das atividades das empresas:
Modificações na conjuntura econômica que provoquem alterações na amplitude do mercado em que atua a entidade;
Mudanças de política governamental, influenciando diretamente o volume das exportações de determinados ramos econômicos, com efeito direto nos níveis de produção de determinadas entidades;
Problemas internos das próprias entidades, como por exemplo, envelhecimento tecnológico dos seus processos ou produtos, falta de capital, falta de liquidez, incapacidade administrativa e outras causas que levem a entidade a perder as suas condições de competitividade, sendo gradativamente alijada do mercado;
Causas naturais ou fortuitas que afetem a manutenção da entidade no mercado, tais como, inundações, incêndios, ausência de materiais primários por quebras de safras.
Contabilidade Avançada II
13
UNI MES VI RTUAL
Assim, pode motivar a cessação das atividades de uma empresa, resultando em transformação, incorporação, fusão, cisão ou até mesmo na liquidação do seu patrimônio:
A queda do poder aquisitivo da moeda;
Mudanças na política cambial influenciando nas importações e exportações;
O obsoletismo verificado em bens de produção, normalmente resultantes dos novos inventos e da evolução tecnológica;
Falta de liquidez, incapacidade administrativa, inundações, incêndios, escassez de matérias-primas.
Portanto, a paralisação definitiva das atividades de uma empresa pode ocorrer por:
...