A Contabilidade Aplicada
Por: Financeiro149 • 15/5/2017 • Relatório de pesquisa • 6.034 Palavras (25 Páginas) • 347 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PESQUISA 4
2.1 PROJETO ECO CIDADANIA 4
2.2 PROJETO HORTA SOLIDARIA 5
2.3 PROJETO SALA VERDE 6
2.4 FORUM PELAS METAS DO MILENIO 7
2.5 SEMANA NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE
7
3 METODOS QUANTITATIVOS 9
4 FALTA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DA EXECUÇÃO DA DESPESA
11
5 NIVEL ESTRATÉGICO DA EMPRESA 15
5.1 NIVEL GERENCIAL 16
5.2 SISTEMAS DE GESTÃO 17
5.3 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO 17
6 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento contábil no que se referem a sustentabilidade no setor publico, social e ambiental, abordando conceitos, objetivos, oportunidades e os benefícios das empresas que se preocupam com o meio ambiente.
Confirmou-se a partir da legislação consultada que o poder publico possui responsabilidades perante o meio ambiente, que constitui um bem publico, a ser usado de forma sustentável e que a função de governo. Os recursos naturais compõem o patrimônio publico e devem ser reconhecidos nos demonstrativos contábeis e orçamentários dos entes federativos como recursos capazes de gerar benefícios futuros (ativos), bem como passivos, correspondentes da ação de entidades públicas e privadas.
Considera-se ainda que a informação contábil constitui instrumento relevante para auxiliar na gestão dos recursos ambientais pelas entidades governamentais.
- PESQUISA
Seguindo a atividade proposta, os alunos que compõem o grupo deste trabalho, realizaram uma pesquisa sobre projetos sociais na empresa EMBRAPA. Tendo em vista que tal empresa pauta sua atuação em princípios de transparência e responsabilidade social, visando à qualidade de vida dos empregados, suas famílias, da sociedade e comunidade, bem como o comprometimento com a ética.
Analisando o balanço social da empresa, nota-se que a mesma revela profundo interesse nas questões sociais e tem seu foco voltado em trabalhar o bem estar de seus empregados e da sociedade. Segue padrões internacionais de gestão corporativa sustentável a empresa se alinha com os novos ideais do mundo globalizado.
A EMBRAPA, empresa brasileira de pesquisa agropecuária, vinculada ao ministério da agricultura, pecuária e abastecimento – MAPA, foi instituída por meio da Lei nº 5.851, de 7 de dezembro de 1972. Possui como finalidades:
- Promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País e;
- Dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola.
A empresa vem alinhando sua politica de atuação social em consenso com os procedimentos e normas da empresa, o que abrange o Programa Fome Zero, que dispõe de inúmeros projetos ao combate a fome e miséria e em prol a inclusão social. Investindo cada vez mais em projetos de Responsabilidade social, pela ocorrência de ser um de seus princípios corporativos e como mostra nas ações inclusas em seu Balanço Social.
2.1 PROJETO ECO CIDADANIA
O Programa Eco Cidadania é uma parceria da empresa EMBRAPA Meio Ambiente e a Petrobrás. O conceito de eco cidadania surge a partir das diversas abordagens sobre cidadania socioambiental e educação ambiental. Busca oferecer uma reflexão critica emancipatória e transformadora em relação à sociedade e o meio ambiente. Anseiam a melhoria na qualidade de vida sócio ambiental, com respeito à natureza e a mantendo para as novas gerações. A principal motivação é a contribuição para a sociedade sustentável (aquela que consegue suprir suas necessidades de produção, consumo e crescimento sem comprometer as bases para o desenvolvimento), espalhando conhecimentos, metodologias e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para estudantes de Escolas Publicas e Educação Ambiental para agricultores e comunidades rurais.
A Eco Cidadania visa a necessidade de mudança nos valores éticos praticados pelo homem. Por algumas avaliações feitas com o publico, as pessoas aceitam o programa com bastante entusiasmo, principalmente nas escolas, onde as crianças aprendem a manter o lixo, sabendo separar e reduzir o excesso nas salas de aula e na escola. Presenciam palestras com o objetivo de conscientizar e responsabilizar cada um com a sua parte, adquirindo valores sociais e ambientais, algumas escolas incentivaram com o plantio de árvores, cada aluno plantasse uma e a cuidasse, entusiasmando e assim mantendo a conscientização de que se cada um fizer sua parte podemos melhorar o meio ambiente. A Embrapa capacitou coordenadores e professores para ajudar nas ações com os cuidados com a natureza.
Além do Projeto Eco Cidadania a Embrapa finalizou também: Projeto Horta Solidária, Projeto Sala Verde, Fórum pelas Metas do Milênio, Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
2.2 PROJETO HORTA SOLIDÁRIA
O projeto Horta Solidária foi lançado em novembro de 2004 e inaugurado em 2005, a Embrapa Meio Ambiente e a Faculdade de Jaguariúna - FAJ foram parceiros na realização.
A Embrapa cedeu a área (3 mil m²) para a execução do projeto, implantou a horta (preparo da área, plantio, coordenação da mão de obra e o gerenciamento da horta). Organiza e realiza as atividades de capacitação das famílias participantes. Elaborou o material didático (cartilha) e realiza a avaliação do projeto, visitas domiciliares às famílias envolvidas, reuniões técnicas de condução e contatos com empresas parceiras para viabilizar doações de material... Organiza também juntamente com a Prefeitura do Município de Jaguariúna, a doação do excedente da produção para entidades carentes sugeridas pela Prefeitura. Foram reunidas para participarem do projeto 43 famílias de um bairro de Jaguariúna.
...