TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Aplicada

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Contabilidade aplicada ao setor público 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

ANEXOS 11

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordados assuntos relacionados à contabilidade aplicada ao setor público com enfoque na LC 101/2000 e no RREO- Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária, contabilidade aplicada ao setor de meio ambiente com enfoque no índice de sustentabilidade empresarial e a contabilidade aplicada ao setor de agronegócios. Por conta dos temas serem amplos, serão abordados da melhor forma para discorrê-los de forma resumida.

2 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

Contabilidade aplicada ao setor púbico,é um ramo da Ciência Contábil,que durante o processo gerador de informação,ela é aplicada assim como os Princípios Fundamentais da Contabilidade e as normas contábeis que são direcionados em especial ao setor público.

2.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - LRF

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, é uma lei brasileira que tenta manter o controle dos gastos de estados e municípios.Buscando sempre o equilibrio orçamentário e fiscal. A lei obriga a transparência dos gastos públicos e e apresentação desses gastos ao Tibunal de Conta da União (TCU),daí o “início” do poral da transparência tão usado pelos estados e municipios.

A LRF determina o estabelecimento de metas fiscais. Isso permite que o administrador do estado ,no caso o governante, consiga planejar as receitas e as despesas, podendo corrigir os problemas que possam surgir no meio do caminho.

Tem como objeto o patrimônio público e como objetivo informar os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

2.2 RELATÓRIOS RESUMIDOS DE EEXECUÇÕ ORÇAMENTÁRIA – RREO

O RREO deve ser elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O RREO dever ser assinado pelo Chefe do Poder Executivo que estiver no exercício do mandato na data da publicação do relatório ou por pessoa a quem ele tenha legalmente delegado essa competência. Qualquer dos dois deve faz-lo em conjunto com o profissional de contabilidade responsável pela elaboração do relatório. As informações devem ser elaboradas a partir dos dados contábeis consolidados de todas as unidades gestoras, no âmbito da Administração Direta, autarquias, fundos especiais, empresas públicas e sociedades de economia mista. Relatórios que compõem o RREO e seus prazos de publicações, Os relatórios que compõe o RREO devem ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de preferência, durante o exercício, são eles: a) Balanço Orçamentário; b) Demonstrativo da Execução das Despesas por Fundo/Subfundo; c) Demonstrativo da Receita Corrente Líquida; d) Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias; e) Demonstrativo do Resultado Nominal; l f) Demonstrativo do Resultado Primário; g) Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e órgão; h) Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; i) Demonstrativos das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde; j) Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária. Além dos demonstrativos acima citados, também deve ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do último bimestre, os seguintes: a) Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital; b) Demonstrativo da Protejo Atuarial do Regime de Previdência; c) Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos; d) Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas.

3 AGRONEGÓCIO

Nos agronegócios temos um ramo da contabilidade, que é chamada de contabilidade rural e aplicada este setor. Mas para entendermos melhor o papel da contabilidade dentro deste importante setor para economia brasileira, antes devemos conhecer a definição de agronegócio. Entendemos por agronegócio, a totalidade das operações de produto e distribuído de suprimentos agrícolas, das operações de produto nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuído. Ainda devemos adicionar a este conjunto, os serviços financeiros, de transporte, marketing, seguros, bolsas de mercadorias entre outros. Todas estas operações são selos de cadeias, que se tornaram cada vez mais complexos. Como podemos ver na medida em que a agricultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com