TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Comercial

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3. Definições conceituais dos princípios da Contabilidade        

4. Regime de apuração................................................................................................5

5. Métodos de avaliação de estoques.........................................................................5

6. Operações com mercadorias e impostos.................................................................6

7. Operações financeiras..............................................................................................6

 

8. Demonstrações contábeis........................................................................................8

9. Legislação profissional...........................................................................................10

10. Conclusão............................................................................................................11

11. Referência..........................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade Comercial é um ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja é um conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. É uma ferramenta de grande auxilio para o contador é o gestor de uma empresa para tomadas das decisões.

Neste trabalho abordaremos os seguintes temas: definições dos  princípio da contabilidade, os regimes de apuração, métodos de avaliação de estoques, as operações com mercadorias e impostos, as operações financeiras, as demonstrações contábeis e legislação profissional.


  1. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE.

Os princípios da Contabilidade é uma forma mais organizada dos fatos contabéis, que permite ter um controle de tudo que acontece dentro de uma empresa. São conjunto de regras, normas e conceitos que auxilia o contador na tomada de decisão, é informar sobre seus respectivos patrimônios de uma empresa.

Alguns princípios da Contabilidade são os seguintes:

ENTIDADE: o princípio da entidade reconhece que o patrimônio e da empresa jamais se mistura com os dos sócios ou  proprietários. A Contabilidade da empresa registra somente os atos e fatos ocorridos que refere-se ao patrimônio da empresa, não relaciona com o patrimônio particular dos sócios. Por exemplo jamais deve registrar a despesa particular do sócio, como o pagamento de uma conta de água na despesa de uma empresa.

CONTINUIDADE:  princípio da continuidade como o próprio nome já diz, este princípio quer da continuidade na vida de uma entidade (empresa) que ela seja indeterminada até que as evidências provêm ao contrário. As demonstrações contábeis dentro da empresa são normalmente preparadas para da suporte na vida da empresa que ela possa sempre progredi e da  continuação em sua operação um futuro previsível.

COMPETÊNCIA: este princípio estabelece que as despesas e receitas devem ser incluídas na apuração de resultado a data que elas foram geradas, relevante se houve ou não do pagamentos e recebimentos destas contas. Prevalecem sempre o período que aconteceu as movimentações das contas.

As Receitas são consideradas realizadas (ocorridas):

a) nas vendas a terceiros de bens ou serviços, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem o compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade do bem vendido, quer pela fruição (usufruto) do serviço prestado;

b) quando do desaparecimento parcial ou total de um passivo, qualquer que seja o motivo;

c) pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.

As Despesas são consideradas incorridas:

a) Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

b) pela diminuição ou extinção do valor econômico do ativo;

c) pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo

 

REGIME DA APURAÇÃO.

É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser considerada na apuração de resultado no seu respectivo exercício.

Para definir o resultado do exercício usa dois tipos de regime contábeis o regime de caixa e o regime de competência que veremos a seguir:

REGIME DE CAIXA: no regime da caixa todas as despesas e receitas são reconhecidas no seu respectivo pagamento e recebimentos independentemente do momento que elas são realizadas. Este regime só e admitido para entidades sem fins lucrativos, condomínios etc. para eles só importa a entrada e saída de dinheiro em caixa ou banco. Existem regras gerais que são as seguintes:

1: A despesa só e considerada no momento que elas são pagas, não depende do momento que elas foram realizadas.

2:A receita só é considerada  Receita Ganha quando for paga, independente de quando foi realizada.


REGIME DE COMPETÊNCIA: este é o regime mais aceito pela legislação fiscal, pois ele reconhece as despesas e receitas no ato que elas foram geradas independentes se houve ou não recebimento ou pagamento destes ocorridos. Este regime ocorre em entidades com fins lucrativos(empresas) são fundamentais os conceitos de custo e de receita, que envolvem o regime de competência, pois para eles não importa o que foi recebido ou pago, mas o que foi recuperado e consumido para apuração de resultado do exercício dentro da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com