A Contabilidade Geral
Por: cardosofeh35 • 20/9/2020 • Monografia • 683 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
O livro de contabilidade geral trata de tópicos iniciais da diciplina, iniciando no conteido da contabilidade, suas finalidades e objetos e os meios de utilizar em prol de conhecer a vida atua, presente, passada e futura de uma empresa.
Este livro passa o conceito de patrimônio , as noções de coisas, bens e riqueza, classificação de bens e capital, como usar o patrimônio como investimento de fundo de valores e como fonte de financiamentos. A contabilidade auxilia a gestão da empresa por meio do controle financeiro distinguindo os custos, receitas, resultados, despesas, com finalidade de conseguir um equilíbrio financeiro e realizar a gestão da empresa.
Outro método que temos é a escrituração, que é uma técnica contábil que lança os fatos contábeis nos livros contábeis. Neste método temos as partidas dobradas e seus princípios. temos também as funções de lançamentos e, elementos ,formulas e fatos contábeis. A escrituração é o registro em livros, de todos os fatos que ocorrem na empresa. Existem livros que são exigidos por leis comerciais e das sociedades das ações , livros exigidos pelas leis de IPI e ICMS, livros exigidos pelo ISS, livros de controle de leis trabalhistas, etc.
A escrituração não deve conter erros, porém ,como o ser humano pode cometer enganos, os mesmos podem ser corrigidos. Os modos de corrigir erros de escrituração são realizados mediante retificação através de estorno, lançamento retificado, lançamento complementar, lançamento de transferência ou ressalva.
Existe o plano de contas que tem por objetivo nortear os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes á contabilidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. Ele é a estrutura no qual se constrói o Balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
As Demonstrações de resultado do exercício representam o fluxo contábil e financeiro de um certo período. Elas acontecem no fim do período do exercício e devem ser divulgadas aos interessados como sócios e acionistas da empresa. Elas também auxiliam os administradores nas tomadas de decisões comparando os períodos anteriores e atuais.
Entendemos também sobre correção monetária que nada mais é do que o ajuste financeiro do real(moeda brasileira) em relação ao valor das moedas que circulam em outros paiíes, índices de inflação e cotação do mercado financeiro. Seu registro deve ser feito a débito ou crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida as contas de resultado, variações ativas e passivas.
Há também as diferenciações contábeis que tem as reservas aonde estão as partes dos lucros , feitas como medida de proteção do patrimônio da empresa, lucros retidos que são a parte do lucro de uma empresa que não é dividido entre os acionista e funciona como uma reserva, e a provisões que se referem ao reconhecimento de despesas incorridas que tem por objetivo cobrir um custo ou despesa que possa acontecer na empresa.
E por fim pode-se falar sobre o balanço patrimonial que é a principal demonstração financeira obrigada por lei. que mostra de fato como está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento. Ele é composto pelos ativos, passivos e o patrimônio líquido que é resultante da diferença entre o total de ativos e o total
...