A Contabilidade Geral
Por: icedbc • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 572 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
NOME | Dermeval Bianchi Corrêa |
RA | 9137273649 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Competências Profissionais – Ciências Contábeis apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Gedeilda de Oliveira.
Anhanguera Educacional
2015
- Descrever, em no máximo 30 linhas, quais foram as principais mudanças ocorridas com a edição da Lei 11.638/07 e alterações posteriores, e quais seus impactos na contabilidade desenvolvida no Brasil.
Resposta: A lei 11638/07 foi promulgada em 28 de dezembro de 2007,alterando e revogando dispositivos da lei 6404/76, esta mudança teve como objetivo harmonizar as normas contábeis com as Normas Internacionais de Contabilidade.
A primeira mudança a se destacar é que as sociedades de grande porte, mesmo as que não constituídas sob a forma de socidades por ações, sendo aquelas que tenham um ativo total superior a 240 milhões ou receita bruta anual de 300milhões, terão de seguir as determinações da Lei das S.A., e obrigatoriamente auditoria independente em suas demonstrações financeiras.
Outra alteração exclui a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) como demonstração financeira obrigatória ao fim de cada exercício e a substitui pela Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), além de para as sociedades abertas a elaboração da Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
Outra mudança foi a dos grupos de contas do Balanço Patrimonial. O ativo permanente ficou dividido em Investimentos, Imobilizado e Intangível, o Patrimônio Líquido ficou dividido em Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de lucros, Ações em tesouraria e Prejuízos acumulados.
A conta lucros acumulados foi outra que sofreu alteração, ela só constará até a data anterior ao do balanço definitivo, pois no balanço esta conta não constará, sendo seu saldo ou divido entre os acionistas através de dividendos ou levada as contas de reservas de lucros.
- Elaborar um quadro comparativo das mudanças estruturais ocorridas no Balanço Patrimonial, com o advento da Lei 11.638/07 e após sua alteração pela Lei 11.941/09
ATIVO |
...