A Contabilidade Gerencial e Custo Padrão
Por: Wesley Rodrigo • 12/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 580 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Professor: Helmut
Introdução a Contabilidde Gerencial
Características e o papel da Contabilidade Gerencial nas organizações
A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na analise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.
Assim, esse ramo da contabilidade está voltado para fins internos, estando direcionada ao planejamento, controle, avaliação e tomada de decisões. A Contabilidade gerencial, num sentido mais profundo, está voltada para a Administração da Empresa procurando suprir as informações que se encaixem de uma maneira efetiva no modelo decisório do administrador.
O ponto fundamental da Contabilidade Gerencial é o uso de informação contábil para a administração, pois os dados contidos em seus relatórios propiciam fortes influências no planejamento estratégico empresarial, portanto todo tipo de empresa deve utilizar a contabilidade gerencial para direcionar seus negócios presentes e futuros e para que isso ocorra é necessário um sistema gerencial eficaz. O profissional contábil que exerce a função gerencial recebe o nome de Controller, e este não se prende totalmente aos princípios tradicionais aceitos pelos contadores.
O controller precisa ser um profissional altamente qualificado, que definirá todo fluxo de informações da empresa, garantindo que as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a alta administração somente receba informações úteis à tomada de decisões.
A Contabilidade Gerencial utiliza-se de diversos campos do conhecimento, como a própria contabilidade geral, de custos, como também a administração, planejamento estratégico, estrutura organizacional, microeconomia, entre outros. O campo gerencial está passando por grandes inovações e oportunidades de crescimento, devido aos avanços tecnológicos e à necessidade de um profissional apto a competir diante da globalização.O desenvolvimento da função gerencial depende fundamentalmente do desempenho do contador em interagir-se com os diversos níveis da empresa, para estabelecer metas e objetivos a serem alcançados, podendo assim haver um crescimento e um aumento na lucratividade da empresa.
Custo padrão para os custos indiretos de fbricação
CUSTO PADRÃO
Análise das variações dos custos indiretos de fabricação.
Dado o exemplo abaixo, iremos analisar as variações entre o padrão estabelecido e o real ocorrido dos custos indiretos de fabricação (CIF).
Custo-padrão CIF 75,00 por unidade.
Detalhamento:
Padrão de custo indireto variável – 45,00 por horas-máquina – Padrão de produtividade 1 hora-máquina (H.M.)
Volume padrão de produção 1.000 unidades por mês, equivalente ao uso de 1.000 H.M. por mês.
Custo indireto de fabricação padrão total:
Variável 45,00 x 1.000 unidades (1.000 H.M.) por mês = 45.000,00
Fixo 30.000,00
Total 75.000,00
Custo-padrão por unidade – 75.000,00/1.000un. = 75,00
------------------------------------------------------------x------------------------------------------------------------------
- Custos Reais
CIF real total R$ 76.000,00
Volume produzido 800 unidades
Horas-máquina consumidas 880
------------------------------------------------------------x------------------------------------------------------------------
- Análise das variações
∙ Volume
∙ Eficiência
∙ Custo
1° Passo – Ajustar o padrão para o real (relacionado com a quantidade) – Variação de Volume
CIF variáveis totais – 45,00 por unidade x 800 un. = 36.000,00
CIF Fixo 30.000,00
Total 66.000,00
...