A CONTABILIDADE DE CUSTOS, CONTABILIDADE INDUSTRIAL, CONTABILIDADE GERENCIAL E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Por: thaty007 • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.816 Palavras (16 Páginas) • 480 Visualizações
SiStema de Ensino Presencial Conectado
CIENCIAS CONTABEIS
TATIANE CEZAR DOS SANTOS
GESTAO INDUSTRIAL
PONTES E LACERDA - MT
2014
TATIANE CEZAR DOS SANTOS
GESTAO INDUSTRIAL
Trabalho de Ciencias Contabeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de CONTABILIDADE DE CUSTOS, CONTABILIDADE INDUSTRIAL, CONTABILIDADE GERENCIAL E SISTEMAS DE INFORMACAO.
PONTES E LACERDA - MT
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUCAO………………………………………………………………3
2 METODOS DE CUSTEIO………………………………………………….4
3 Sistema de custeio por Absorção........................................................4
4 .Sistema de Custeio variável................................................................5
5 .Preço de venda e a geração do lucro.................................................5
6 .Unidades Equivalentes de Produção..................................................6
7 . Sistema de custeio baseado em atividade (ABC) ........................7
8 .Ponto de equilíbrio.....................................................................7
9 . A Importância de um Sistema de Informação................8
10 . A aplicabilidade da contabilidade Gerencial dentro da organização empresarial...........................................................9.
11 . CONCLUSAO.........................................................................................10
12 . REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................11
1 . Introdução
Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma Industria e uma Empresa do comercio varejista.
Existem algumas diferença entre o modo de calcular o preço de venda de um Industria e de uma Empresa varejista esta basicamente na maneira bem distinta entre ambas as atividades pois uma Industria para comercializar, vender um produto, dito de maneira simples ela o fabrica. Primeiro compra matéria prima que nos sistemas de custeios e nos demonstrativos das indústrias é considerara investimento pois são gastos que a indústria incorre visando por meio dele obter benefícios em períodos futuros, portanto toda matéria prima comprada ficam na conta de estoque no ativo mas quando são requisitadas para aplicação no processo de produção deixam de ser investimentos e passam a ser custo dos produtos .Outros gastos que entram na computação do custo dos produtos vendidos são todos os insumos que serão usados na fabricação do produto que são transformados através de procedimentos dentro da fabrica sendo eles por processo ou por ordem de serviço (por pedido), desta forma ocorrem outros gastos que incidem sobre o produto nesses procedimentos os quais podem ser a eletricidade que foi gasta ,a quantidade de mão de obra dispensada sobre o produto, o aluguel da fabrica, para que haja um lugar para se fabricar o produto e todas e qualquer outros gastos que se tenha da confecção deste determinado produto.
No final do processo de fabricação todos os gastos incorridos nesses procedimentos são calculados de maneira que cada um receba o valor adequado em relação ao que se foi gasto nos produtos prontos para venda e aqueles que ainda faltam ser terminados através de sistemas de custeios e esses são representados no ativo da Industria como estoque de produtos acabados e estoque de produtos em fabricação. Quando tais produtos acabados são vendidos ,para fins de controle de gestação e fiscais baixa-se a mesma quantidade vendida do estoque de mercadorias acabadas com um lançamento negativo com o nome de custo de mercadoria vendida (esse processo contra e muita eficácia o custo da venda o estoque além de mostra de onde veio a receita ou o dinheiro em caixa que a empresa para usuários internos e externos).
Para empresa s de setor de comercialização, os custos que incidem sobre o produto vendido e na própria venda em si são; o próprio custo da mercadoria adquirida para revenda em nota fiscal, o regime tributário que a empresa esta enquadrada pagamentos de comissões sobre venda e custos fixos (despesas operacionais) frete, seguros manuseio desse produto e a entrega de tais.
2 . Métodos de custeio
Para auxiliar a Industria Pelicano LTDA na gestão empresarial coloco abaixo pontos fundamentais na analise da formação de custo industriais e, em como alocar tais custos de produção de maneira mais eficaz com o objetivo de maximizar a competitividade nos presos de seus produtos uma melhora enorme no controle da margem real de lucros de cada produtos individualmente gerados para a empresa. Desta forma buscando a continuidade de sua atividade Empresarial.
Os métodos decusteio são as ferramentas utilizadas pela contabilidade para apurar alocar apropriar os custos em cada produto produzido de maneira correta e justa, vindo assim a ser um excelente e extremamente eficaz instrumento em gerar informações que servirão de suporte ás tomadas de decisões dos gestor e sócio administrador Sr. Jonas Caetano. Para Hansen e Mowen(2001), os sistemas de informações de gestão de custo possuem três objetivos amplos, cujos são:
1.Fornecer informaçaoes para se computar os custos do serviço, produtos e outros objetos de interesse da gestão;
2. Fornecer informações que possam auxiliar no planejamento e controle.
3. Fornecer informações que possam auxiliar na tomadas de decisões.
Para o caso da Industria Pelicano LTDA vamos analisar dois desses métodos, o Custeio Variavel e o Custeio por absorção. Para que possam optar pelo método que mais lhe será útil.
3 .Sistema de custeio por Absorção
Esse método aloca e apropriam todos os custos fabril, sendo ele de natureza direto (matéria prima, mão de obra daquele, setor ou produto, e insumos) ou indireto (energia da fabrica mão de obra do encarregado de produção, almoxarife aluguel do local da fabrica sendo tais denominados como indiretos por não ter como alocarem tais custos de maneira direta e simples mas tendo sim que haver um calculo para apropriado de maneira correta e mais fiel que cada produto consumiu na sua elaboração.) fixos (aqui também se enquadra o aluguel do local da atividade fabril pago mensalmente, e um custo fixo independente do nível de produção não muda e o mesmo valor)e variáveis( aqueles que alteram de acordo com nível de produção fabril).
...