A Contabilidade aplicada
Por: Danielly Rocha • 20/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
DO
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1- PLANEJAMENTO TRIBUTARIO E A CONTROLADORIA
2- BALANÇO PATRIMONIAL
2.1- Balanço Patrimonial Consolidado
2.2- Parecer Contábil
2.3- Balanço apos Incorporação
2.4 Parecer após Incorporação
3- CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por intuito descrever a importância de ter um controle interno, um dos processos essenciais para contabilidade. Analisando os balanços patrimoniais das empresas ALFA LTDA e BETA LTDA e os problemas que dificultam o processo dos controles internos, evasão fiscal e posteriormente apontarmos soluções. Diante de tal conjuntura, com objetivo de tornar claro esse documento, o trabalho está divido em duas partes.
Na primeira, encontra-se o planejamento tributário e a controladoria. Na segunda parte uma analise no balanço patrimonial, consolidação e no parecer contábil das empresas mencionadas.
- PLANEJAMENTO TRIBUTARIO E A CONTROLADORIA
Ao decorrer dos anos, a Controladoria transformou-se num órgão administrativo, no qual alguns indivíduos dessa área chegaram a ocupar a presidência da empresa. No entanto, de uma forma mais genérica, o escopo era mais de produtor de informações, controlador dos gastos, fiscalizador, apontador dos “fatos ruins”, das ineficiências e “derrotas” dos gestores, postura esta que não mais atende às necessidades empresariais de gestão no mundo moderno.
A controladoria é o órgão da empresa cuja missão consiste em zelar pela eficácia do seu processo de gestão, tem como objetivo principal, captar, tratar e analisar as informações econômicas, operacionais, financeiras e qualitativas da empresa, dos segmentos, negócios, produtos e fornecê-las a todos investidores. Atua para detalhar as informações e assim procurar um caminho que possibilite a melhor forma de desempenho para a tributação existente nas organizações.
Assim deverá desenvolver um controle que possibilite as projeções e simulações, para que a controladoria possa elaborar e analisar os objetivos, apurar existência de diferenças, entre os resultados operacionais econômicos, financeiros e os padrões de controle.
Desta maneira melhorando o desempenho nas organizações frente ao mercado. Avaliando diante dos contextos fiscais podendo minimizar o impacto econômico que pode sofrer uma organização.
Desta maneira o fator principal é a ação da busca de informações e resultados positivos para os investimentos, assim minimizando o custo tributário nas operações das empresas.
A controladoria procura desenvolver uma maneira de minimizar os custos, uma das opções muito utilizada, pelos empreendedores que buscam reduzir o impacto que os impostos causam em suas empresas, é a compra de outras empresas, na maioria das vezes, as mesmas não darão lucro, mas o interesse principal é a redução dos impostos.
Assim a controladoria ira elaborar uma analise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos.
O conhecimento e a técnica da controladoria auxiliam em todas as decisões, no momento em que os empreendedores resolvem fazer uma cisão em sua empresa. A principal função é analisar as informações fazer comparação entre valores. Os motivos que leva uma empresa a utilizar a opção cisão é a reestruturação que pode causar em uma empresa, a separação de divisões, a redução de custos, tanto fiscal e tributário.
As vantagens da controladoria no planejamento e na indicação pela cisão é o fato de tornar a empresa especializada e proporcionar uma economia no âmbito operacional da empresa.
- BALANÇO PATRIMONIAL
É a demonstração financeira que tem a função de mostrar a empresa sua posição financeira e seu patrimônio.
É através do balanço, que as empresas equilibram os bens e direitos com as obrigações e as participações de acionistas.
2.1 Balanço Patrimonial Consolidado
São demonstrações resultantes da agregação de duas ou mais entidades, das quais uma possua o controle, seja ela direta ou indiretamente. O nome dado a entidade que exerce o controle é denominada, controladora e a entidade comandada é a controlada.
O procedimento adotado pelo balanço após a incorporação, são duas praticas que são utilizadas: a elisão e a evasão fiscal.
Existem diferenças entre as duas. A elisão é a forma licita de planejamento tributário, que proporciona organizar os investimentos de maneira produtiva e permitida pela legislação tributaria. Evasão fiscal é considerada ilícita pelo fato de querer evitar pagamentos de taxas, impostos e outros tributos, esta pratica não deve ser orientada, pois sua forma de planejamento não é feita de maneira legalizada pela legislação tributaria.
...