TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demonstração de Análise

Por:   •  3/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

3. ANÁLISE DA EMPRESA

3.1 CARACTERÍSTICAS

Carrefour é uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1959, pelo Senhor Fournier e pelo Senhor Defforey.

Foi no ano de 1959, que sua trajetória teve início com um encontro de ruas. Foi num ponto em que duas vias se cruzavam no munícipio de Annecy, no sudeste da França, que a primeira unidade surgiu. O nome Carrefour foi escolhido justamente por sua localização, que em francês significa cruzamento.

O Carrefour chegou ao Brasil em 1975, quando foi inaugurado o primeiro hipermercado em São Paulo, trazendo um novo conceito de varejo, - Hipermercado, que vende um pouco de tudo (roupas, eletrônicos, utilidades domésticas e entre outros).

É uma característica do Grupo Carrefour Brasil a união de forças para formar um ecossistema colaborativo, evidenciada ao longo dos anos pela junção de negócios que se complementam.

3.2 CONCORRÊNCIA

A disputa pela liderança no setor varejista é acirrada, todavia, quando a aquisição da rede Atacadão, chegou-se a anunciar a tomada da liderança por parte do grupo Carrefour.

Em 2020 foi um dos períodos mais difíceis da história do varejo, com a restrição ao funcionamento das lojas. Porém, a situação foi bem diferente no ano passado, quando a transformação digital ainda não era questão de vida ou morte.

Com dados de 2019 antecipado ao CNN Brasil Business revelou as maiores empresas do varejo em faturamento. A maior delas foi o Grupo Carrefour, que no ano passado faturou R$ 62,2 bilhões, logo atrás, seu principal concorrente, o GPA.

Veja abaixo alguns dos maiores varejista do Brasil:

  • Grupo Carrefour
  • GPA
  • Via Varejo
  • Grupo BIG
  • Lojas Americanas

3.3 PERFIL DO CONSUMIDOR

O atual cliente também conhecido como “consumidor 40”, é extremamente bem-informado e sabe o que procura. Isso altera tudo que as empresas entendiam sobre a tradicional jornada o consumidor antes, impactado pela marca, com isso, as empresas devem se adaptar aos gostos e às necessidades dos clientes.

Com a necessidade e as exigências dos clientes aumentando cada dia mais , o e-commerce foi um ponto estratégico, pois as pessoas não tem tempo de se locomover em certos lugares e com esse novo sistema facilita a vida dos consumidores.

3.4 COMPORTAMENTO E SAZONALIDADE DAS VENDAS

O Grupo Carrefour Brasil pensa grande na proporção do tamanho de sua atuação. Afinal, é o hipermercado número 1 da Europa e o maior varejista alimentar do Brasil. Então, seus principais objetivos estratégicos têm de estar à altura das dimensões operacionais:

Assim sendo a principal liderança na transição alimentar no Brasil e no mundo. E para alcançar esse objetivo, é necessário visão estratégica parte dos objetivos definidos para o período e comporta o entendimento do público-alvo que se visa atingir, do desempenho dos principais canais de aquisição de tráfego e da variação da demanda ao longo do ano.

Essa variação, aqui chamada de análise de sazonalidade, é um estudo sobre o comportamento do usuário em mecanismos de busca. Ele permite mapear a demanda de cada categoria de uma loja e a forma como o usuário se relaciona com essas categorias quais atributos, marcas e características são mais relevantes durante sua jornada.

Em base desse estudo o Carrefour juntou outros dois:

Expansão: para garantir o acesso a mais pessoas e chegar a todos os lugares do país.
Transformação Digital: para aprimorar a experiência dos clientes e dos serviços do Grupo Carrefour Brasil.

É um projeto bastante ambicioso de inclusão, pois pretende tornar acessíveis a todas as pessoas, a preços justos, alimentos mais saudáveis, seguros e produzidos com responsabilidade socioambiental. 

Esse viés estratégico se traduz pela integração da rede física de lojas com a plataforma de e-commerce e com a crescente interligação dos formatos pela padronização, aumentando as oportunidades de conexão e fidelização. 

3.5 TECNOLOGIA

Para desenhar a implantação das tecnologias que estão na nova loja do Carrefour, a marca considerou o perfil de consumidores que frequentam as lojas da marca. Tudo ali tem um motivo. “Tudo foi construído tendo como base a experiência do cliente, a automatização e para que seja, acima de tudo, personalizável. A marca olhou para essas questões e questionou onde ele pode automatizar e como melhorar cada processo”, considera a executiva.
Confira as tecnologias por trás da loja conceito da marca:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com