A GLOBALIZAÇÃO
Por: LARISSALYRA • 6/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 255 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
AS DISPUTAS MUNDIAIS DE PODER SÃO ESSENCIALMENRE ECONOMICAS?
LUTTW E THUROW: A GEOECONOMIA E A IDEIA DE COMPETIÇÃO/COOPERAÇÃO.
Página 31
".........Foi Lester Thurow, professor de econimia no MTT - e ex assessor do presidente norte-americano Bill Clinton, quem melhor desenvolveu a ideia de que as "as guerras economicas" passaram a dominar o mundo apó o final da guerra fria............."
"........Mas essa competição atual não é mais como as do passado, tais como, no inicio do século XX, quando a disputa implicava arrasar com o adversário.
Agora, com a crescente interdependencia entre as economias, a questão é concorrer e o mesmo tempo se associar, crescer conjuntamente, pois a crise num deses lugares afeta os demais e, inversamente, a expansão numa área tem um efeito positivo sobre outras........"
OS MEGABLOCOS OU MERCADOS REGIONAIS.
PÁGINA 35
"...........Uma das ideias mais populares a respeito da disputa pelo poder no mundo pós-guerra é a dos megablocos ou "blocos regionais". Ela não tem propriamente uma paternidade ou um "teórico principal..................."
Página 36
"..........Essa interpretação consiste basicamente na ideia de que são os megablocos, e não mais os Estados nacionais, que denominam o cenário mundial ou as relações de poder no espaço planetário. Normalmente se divide o mundo em três "blocos regionais" preponderantes: o americano (liderado pelos Estados Unidos), o Europeu, que incluiria a África (comandado pela Alemanha) e o asiático ou "oriental", que incluiria a Oceania (capitaneado pelo Japão e/ou pela China),. Também se especula a respeito de um "bloco" liderado pela Rússia e de um potencial ou hipotético "bloco islâmico"..........."
"
...