A GOVERNANÇA CORPORATIVA E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL
Por: Lucas.dv • 2/5/2021 • Artigo • 900 Palavras (4 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA
Resenha Crítica
Lucas De Valle
Trabalho da disciplina GOVERNANÇA CORPORATIVA E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL
Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira
Aratiba
2021
ATIVIDADE AVALIATIVA
Referência: Misawa, MITSURU. Escândalo da contabilidade da Toshiba: Como a governaça falhou. Hong Kong: Asia Research Centre, The University of Hong Kong, 2016.
Introdução
A Autora pretende oferecer ao leitor um quadro Claro de diversos fatores que levaram a gigante japonesa Toshiba a um colapso financeiro de US$ 2,14 bilhões. Desde problemas com linhas de produtos e serviços de estilo de vida, a pressão para atingir metas difíceis, a questão cultural japonesa de fidelidade cega a liderança e a fraude contábil propriamente dita como aumento dos lucros. O objetivo do texto é mostrar o quadro que levou o caos a Toshiba e não se destina a montar um tratamento eficaz ou ineficaz de processos de decisão, gestão ou de negócios.
Desenvolvimento
A autora inicia o artigo com a mensagem de desculpas da Toshiba Corporation a seu público, inicialmente conta sobre o que aconteceu com Toshiba Corporation quando da descoberta de fraudes contábeis por uma auditoria interna que afetaram as informações financeiras da empresa durante sete anos, iniciadas em 2008 em meio a uma crise financeira global querer dusil profundamente além estabilidade da Toshiba informa sobre a saída do presidente e vice da empresa além de oito conselhos. Descreve-se quais contas e operações foram fraudados, quais decisões foram equivocadas, o que levou as ações de inflar resultados para mostrar que os resultados estão sendo alcançados e por que funcionários de vários escalões da empresa sabiam dos fatos e nada fizeram para impedir. O primeiro anexo cita como perfil da empresa e o segundo comum dos efeitos do caso a criação de um novo código de governança no Japão, se bem que naquele momento a Toshiba já atendia esse código.
Em sequência são apresentadas as ações propostas pelo novo presidente da empresa para remediar a situação gerada pela fralda. Entre ela temos estabelecer uma nova cultura corporativa, identificar como ocorreram as fraudes e apresentar propostas mais eficazes de controle, reforçar as auditorias internas, criar novos controles externos, aumentar a participação de pessoas externas no conselho, e o novo sistema de avaliação para Presidente e vice.
Em sequência, analisa-se como se implantou essa cultura na trapaça em uma empresa considerada avançada em termos de governança corporativa e com processos de controles práticas e legais e indesejadas a parte contábil da empresa não se fosse informada, a conclusão é que a forte cultura de não se questionar as decisões da alta administração fez com que essas práticas contaminam-se em toda a empresa afetando toda a rede gerencial da empresa.
Em relação a tentativa de descrever ou descobrir onde a governança corporativa falhou apesar da empresa ser pioneira nesses conceitos no Japão e ter um sistema relativamente forte e robusto. Alguns pontos podem ser citados, a busca incessante pela lucratividade, a falta de algumas informações que não foram repassadas ao conselho, a inexperiência dos conselheiros externos na área de negócios, o que levou um sistema de governança aparentemente sólido e conciso na verdade uma ilusão que não impediu a fralda, que era sua função primária.
...