TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização e das Demandas Comerciais no Mundo

Por:   •  19/4/2019  •  Resenha  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

1. Introdução

Este trabalho envolve os tópicos abordados ao longo do semestre na disciplina de Sistemas de Informações Contábeis (SIC) e tem o objetivo de fixar o conteúdo sobre os seguintes tópicos:

1 – Sistema de Informação Gerencial ok

2 – Sistemas de Informação Contábil

3 – Eficiência – Eficácia– Efetividade

6 – Controladoria

7 – Cenário

8 – Visão

8.1 Objetivo

9 – Crenças e Valores (de uma entidade e dirigentes)

10 – Missão (de uma entidade)

11 – Estratégia, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica

12- Meta e 12.1- Tática prof juntou

13- Benchmarking

14- Empowerment: poder e energia para as pessoas

15- Qualidade: a busca da excelência

16- Reengenharia

17- Logística ok

18- Coaching/Mentoring

19- Governança.

19.1 - Governança Corporativa

20- Governança de TI (Tecnologia da Informação)

• 21- Aprendizagem organizacional prof tirou

• 22- Balanced Scorecard

• 23- Terceirização

• 24- Valor e criação de valor.

LOGISTICA

Com o crescimento da globalização e das demandas comerciais no mundo, é natural que os mercados fiquem mais competitivos e com mais relacoes (e mais complexas) em diferentes locais. Para o bom atendimento dessas demandas, eh essencial que exista uma boa logística.  
Segundo Ballou (2006),  logística eh toda atividade de movimentação e armazenagem que ajuda no fluxo de produtos nas etapas de transporte (desde o pedido pelo insumo até o consumo pelo consumidor final) com custo razoável.
  Já Flint & Kent falam sobre o transporte dos insumos com destaque para a eficiência,  eficácia e custo das etapas.
  Eh possível entender a logística com base nesses autores e nas tendências atuais, que incluem gerenciamento de fluxos dos produtos e serviços em todos os pontos de consumo ou fornecimento com foco no bom atendimento e menos custo.

  Um assunto atual e que pode ser um problema para a logística das empresas envolve locais de dificil acesso. Nesses locais a rede de distribuição eh mais complexa e, em muitos casos, mais cara e menos vantajosa para as empresas. O lado bom eh que os sistemas mais novos de geolocalização e tecnologias afins facilitam o acesso a essas regiões menos conectadas que os grandes centros.

As definições acerca do tema ainda são limitadas pelos poucos trabalhos acadêmicos traduzido para o português, mas é possível encontrar algumas em Moura (2006). O dicionário Aurélio define logística como “Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: a) projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (...)”.


VER MAIS UMA FONTE OU PEGAR A DO DICIONÁRIO MESMO É BOTAR AS. FONTESSSS

SISTEMA DE INFORMAÇOES CONTABEIS

    Dada a velocidade das mudanças no mundo todo com a tecnologia, a contabilidade passou por processos de mudanças que vão além de registrar, resumir e informar os aspectos financeiros de informações para os donos da empresa. A crescente busca por informações mais detalhadas e seguras, aliada à politica de prestações de contas por parte dos gestores da informação, é uma realidade comum aos agentes que lidam com os sistemas de informações contábeis (SIC).

    Nash e Roberts (1984) definem SIC como “um veículo formal para o processamento operacional de dados contábeis e para as atividades de suporte à decisão (...) que se expandiu para uma gama de áreas, com fornecimento de informações específicas para os propósitos de suporte à tomada de decisões e avaliação de desempenho. (...) o sistema de informações contábeis saiu do foco exclusivo sobre dados financeiros (...)”.

    Já segundo Hicks Jr.e Leininger (1981), o sistema de informações contábeis “deve ser capaz de fornecer informações relevantes para a utilização nos três níveis de decisão: estratégico, tático e operacional.” Nakagawa (1993) destaca que o SIC “é orientado por um conjunto de regras de controle de entrada, processamento, avaliação e saída de dados. (...) os dados, se admitidos, passam a ser tratados de acordo com os procedimentos de controle interno.”

Esses Sistemas de Informações Contábeis podem ser considerados como um dos principais sistemas de informação gerencial, que atua conjuntamente com os outros sistemas organizacionais, contribuindo com todas as etapas do processo decisório e de gestão, atualmente considerado como ferramenta indispensável (Padoveze, 2004). Dessa forma, é possível inferir que o SIC interage tanto com a parte interna como com a parte externa do sistema. Os administradores das informações devem estar cientes de que devem compreender e utilizar as informações produzidas pelo sistema dentro do âmbito das decisões que lhe cabem dentro da organização. Assim, as decisões serão as melhores possíveis.

HICKS JR., J. O., LEININGER, W. E. Accounting information systems. Saint Paul: WestPublishing, 1981.

NAKAGAWA, Masayuki. Introdução à Controladoria. São Paulo: Editora Atlas, 1993.

NASH, J. F., ROBERTS, M. B. Accounting information systems. New York: Macmillan,1984.

PADOVEZE, Clóvis Luis. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

TERCEIRIZAÇÃO
     O atual cenário capitalista e especializado das empresas faz com que muitas delas buscassem estratégias para otimizar serviços e reduzir custos. Algumas possibilidades foram implementadas, entre elas a terceirização; escolha que tem sido vista como eficiente na racionalização de recursos humanos, que são escassos.

A terceirização começou nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, quando o foco estava na produção de armas, mercadoria que a demanda só crescia. Assim, a terceirização foi usada para concentrar os esforços nas armas; e não em outras atividades, que foram terceirizadas.

Esse modelo consolidou-se como técnica de administração empresarial após a década de 50 pelo elevado grau de aceleração da economia (Leiria & Saratt, 1995, p. 2). Queiroz (1998, p.63) mostra que a terceirização foi implantada gradativamente no Brasil por meio das primeiras empresas multinacionais da década de 80.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com