A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE
Tese: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanevane • 10/10/2013 • Tese • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 324 Visualizações
Introdução
Este trabalho descreve as indústrias e suas definições contábeis. Mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, onde apresenta sua importância e que a contabilidade é à base de uma administração segura, além de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade é a ciência que estuda, orienta e controla o patrimônio de qualquer entidade, é um termômetro capaz de medir a saúde das empresas. Fornecendo elementos indispensáveis de controle e os dados necessários para tomada de decisões gerenciais. Das informações úteis extraídas da contabilidade onde estão aplicados os recursos e como foram obtidos, qual foi o desempenho econômico e qual a posição atual da entidade, tem objetivo também de fornecer informações aos usuários de como esta a empresa, fazer previsões e de tomar a melhor decisão relativa a situação futura. A coleta de dados esta em documentos diários, entradas e saídas classificados pelo plano de contas,escrituração nos livros contábeis e fiscais e relatórios, elaboração de balancetes,balanço patrimonial e outras demonstrações cujas informações serão utilizadas pelos usuários.
A globalização intensificou a concorrência entre as empresas com esta competitividade a criatividade e a inovação tornou-se importantes em todos os setores da organização incluindo na contabilidade. Os contadores devem estar preparados para o desenvolvimento de atividades de valor. Anteriormente o contador apenas dava suporte à empresa, não participava das tomadas de decisões. Hoje o contador atua como analista dentro da empresa, tendo grande participação nas decisões. Mas para ter uma posição importante dentro da organização o contabilista atual necessita de uma formação teórica, experiência prática, postura ética, espírito de liderança e visão empreendedora.
Portanto, com novas metas de gestão de negócios no mercado mundial, o contador assume novas atividades, e para que isso ocorra com sucesso é muito importante que esteja sempre bem informado, estando capaz de prever tendências e mudanças sem ser pego de surpresa por eventualidades do mercado.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
A contabilidade de custos se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, com auxilio as funções de desempenho, planejamento, controle das operações e das tomadas de decisões. Ela coleta, classifica e registra os dados das atividades da organização. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Ex de dados físicos: Horas trabalhadas, quantidades de requisições de materiais, entre outros.
Entretanto a contabilidade de custos demanda conhecimentos de tecnologia Industrial e domínio dos processos de produção. Quanto mais estruturada for a empresa, melhores serão os resultados obtidos por meio de sistemas de custo. Ele Tem a responsabilidade de realizar a mensuração monetária das ocorrências que afetam o patrimônio da empresa, esta base de dados que a empresa ou indústria utiliza para levantar as informações sobre custos. Essa base de dados que constitui o sistema de custeio pode ser real ou padrão.
Os principais objetivos dos sistema de custeio são:
- Permitir a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal;
- Apurar os custos dos produtos ou serviços vendidos;
- Dar suporte á tomada de decisões gerenciais;
- Embasar orçamentos e projeções financeiras.
Na indústria a contabilidade de custos ira determinar o custo dos produtos vendidos, o estoque de produtos em elaboração, o estoque dos produtos acabados e o estoque de insumos (matéria-prima).
TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA
Terminologias em termos industriais são:
Gastos: Sacrifício financeiro que a entidade arca para aquisição de um produto ou realização de um serviço;
Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço;
Custo: Relativo ao consumo de bens ou serviços no processo de produção de outros bens e serviços;
Despesa: Bem e serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas;
Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, consumo, amortização ou desvalorização.
Perda: Bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária.
Por que classificar os custos?
- Para o melhor gerenciamento dos gastos das empresas;
- Identificação dos custos;
- Decisões futuras.
Custos Fixos e Variáveis
Custos Fixos: São aqueles que independem da quantidade que venha ser fabricada, qualquer que seja a quantidade produzida esses custos não se alteram. Ex: Aluguel do barracão.
Custos Variáveis: São aqueles que variam em função da quantidade produzida. Ex: Matéria - prima.
Custos Diretos e Indiretos
Custos Diretos: São aqueles que podem ser identificados nos produtos prontos, (quando consegue medir ou saber a quantidade de matéria- prima que foi utilizada em cada produto).
Custos Indiretos: São aqueles que necessitam de medição para definir o critério de rateio.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA CONTABILIDADE
A informática proporciona a contabilidade inúmera facilidades, que vão desde o lançamento e processamento das informações até a geração dos relatórios que podem ser produzidos pelo sistema. As empresas que adotaram a contabilidade informatizada tiveram bons resultados e procuraram cada vez mais melhorar esse processo. Como o aumento da produtividade, melhoria na qualidade de serviços, mais estímulos
...