A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Por: stellamary • 9/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.906 Palavras (16 Páginas) • 456 Visualizações
[pic 1]
Mary Stella A L da Silva
Anhanguera Educacional
Marystella_luciano@hotmail.com
Professor Osmar Barreiro.
GESTÃO FINANCEIRA E A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.[pic 2]
RESUMO
O presente trabalho vem mostrar que as pequenas e médias empresas são uma grande soma da economia brasileira, contribuindo para o setor de trabalho, mas para continuar com esta contribuição, elas precisam empenhar em reduzir os custos, melhorando sua produtividade e evitando perdas, muita destas empresas tem seu tempo de vida muito curto devido a estes altos custos, elas encontram muitos obstáculos alguns insuperáveis, mas por meio da Auditoria na Gestão Financeira, mesmo de forma parcial, apontando onde estão as falhas por meio de controles e procedimentos, dando suporte a elas nesta gestão. A auditoria acaba sendo uma necessidade para gestão financeira e é também um amplo controle para os administradores identificar os processos falhos e tentar melhorar.
Palavras-Chave: Auditoria; Gestão Financeira; custos e empresas
ABSTRACT
This study shows that small and medium enterprises are a large sum of the Brazilian economy and contributing to the labor sector, but to continue this assistance they need to strive to reduce costs, improving productivity and avoiding losses. Many of these companies has its short lifetime due to these high costs, they encounter many obstacles, some insurmountable, but through an audit of financial management, even partially, pointing out where the gaps are, through controls and procedures, Supporting them in this administration. The audit ends up being a need for financial management and is also a comprehensive control for administrators identify faulty processes and try to improve them.
Key-Words: Auditing, Financial Management and Business Costs
- INTRODUÇÃO
Conforme o mercado se expande economicamente as pequenas e médias empresas, sentem certa necessidade de ajuda para tomar decisões.
A gestão financeira destas empresas fica a mercê dos altos custos e ocorrem muitas perdas. A auditoria vem com a finalidade de confirmar sua confiabilidade dos dados gerados pela gestão financeira apontando o que deve ser corrigido.
Os gestores e administradores percebem que o mercado está se expandindo e muitas vezes estas empresas concorrem com empresas de grande porte e não conseguem acompanhar este crescimento.
A Auditoria na Gestão financeira pode auxiliar as pequenas e médias empresas a acompanhar este crescimento econômico, sem ter altas perdas e altos custos.
As pequenas e médias empresas lutam para alcançarem seu espaço no mercado. A Auditoria na Gestão Financeira surgiu como uma ferramenta eficaz para examinar as áreas problemáticas confirmando ou desmentindo as veracidades das informações contidas nos registros e demonstrações, trazendo a transparência das informações.
Neste trabalho, abordará este tema através de pesquisas bibliográficas, em livros no ramo de auditoria, sites relacionados com artigos de auditoria, livros na área contábil, e estudo de caso.
A vida útil das pequenas e médias empresas é muito curta, elas precisam se organizar e não se deixar levar pelos problemas contábeis ou erros de gestão, por estes motivos é de extrema importância aplicar a auditoria na gestão financeira nessas empresas. Pode-se então imaginar que cada área de responsabilidade funciona como uma pequena empresa.
Cada área possui seus ativos, recebe os insumos necessários, processa-os de modo a gerar produtos e/ou serviços acabados, que serão repassados a clientes ou às outras áreas.
Seguindo este raciocínio, cada área de responsabilidade deverá ter seu próprio orçamento e respectivos demonstrativos contábeis, através da subdivisão da área em unidade de acumulação (Centros de custo, resultados e/ou investimentos) e sua consolidação.
Desta forma, se cada área é uma pequena empresa há também um fluxo de caixa e resultados derivados da gestão financeira, que devem ser planejados e controlados, então para haver uma gestão financeira eficaz, a empresa deve reconhecer que ela é responsável por todas as áreas e não só pela área financeira. Para que a empresa consiga mensurar e avaliar a gestão financeira de forma adequada, pode-se imaginar cada área como uma empresa com seu orçamento próprio seus relatórios contábeis. Estes dados serão acumulados em centros de custo, resultando os investimentos e deverão ser consolidados e uma área de responsabilidade, para que se possa avaliar o desempenho do gestor.
É de fundamental importância que estes dados sejam informados de forma objetiva, clara e oportuna, a fim de dar o suporte adequado às tomadas de decisão e estas consigam auxiliar o crescimento da empresa.
O exame da auditoria efetuado na Gestão Financeira tem por finalidade atingir os objetivos previamente determinado,.
O empreendedor deve olhar para o Auditor como um parceiro que irá auxiliá-lo a atingir os objetivos desejados.
- DESENVOLVIMENTO
Com a globalização, a economia tomou novos rumos devido a queda de certas barreiras no comércio, apertando o cerco as empresas, com isso diminuindo a oferta de empregos, levando as pessoas se tornaram empreendedoras dando assim inicio aos crescimentos das micro e pequenas empresas, como é um tipo de empresa que se molda rapidamente as condições de mercado, estas passaram a ser consideradas um fator importante no crescimento econômico e abertura de novos campos para empregar as pessoas, muitas delas competem com grande aglomerados de empresas, mas para continuar com esta competição precisam se organizar, para poderem reduzir os altos custos e melhorar a produtividade e não ter perdas
Nestas pequenas e médias empresas há três áreas que merecem atenção especial, visto que desempenham funções de captação e aplicação de recursos.
São elas:
- Área Financeira
- Área de compra
- área de vendas
O mecanismo que a Auditoria irá utilizar em cada área será:
Determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade geralmente aceitos em legislação;
Determinar se está corretamente classificado nas demonstrações financeiras e se as divulgações cabíveis são de forma expostas por notas explicativas;
...