A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL
Por: PMXX • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.741 Palavras (11 Páginas) • 1.144 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO
FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL
Xique-Xique
2015
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO
FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Interdisciplinar Individual. Tema: Gestão Industrial.
4ª e 5ª Semestres
Xique-Xique
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 A Contabilidade na atualidade e a Indústria..........................................................4
2.2 Contabilidade de Custos Industriais......................................................................5
2.3 O Mercado Financeiro...........................................................................................8
2.4 A Importância da Gestão de Custos na Indústria..................................................9
CONCLUSÃO............................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................12
INTRODUÇÃO
A informação sempre foi um dos itens mais valiosos na tomada de decisão. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.
A contabilidade, necessariamente, produz toda a informação que permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, principalmente no setor industrial.
Com este estudo demonstra a importância da contabilidade e o mercado financeiro para o processo de gestão industrial, as informações contábeis e são as principais funções operacionais e administrativas para ter um controle mais restrito de toda a demanda que a indústria precisará para alcançar seus objetivos finais.
Ribeiro (2007), diz que o que torna a Contabilidade de Custos diferente dos demais ramos da Contabilidade são os procedimentos praticados na área de produção da empresa industrial, os quais exigem a aplicação de critérios específicos para se apurar o Custo de Fabricação.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA
Atualmente com esses grandes avanços tecnológicos e a exigência por produtos e serviços com qualidade, a custos menores, aumentou a competitividade entre as indústrias, e a contabilidade teve que se adaptar a essas mudanças, e isso, exigiu dos profissionais contábeis uma magnificência tecnológica e um conhecimento mais profundo em gestão, para poder levar aos gestores, através das demonstrações e dos lançamentos contábeis, as informações de forma mais rápida e eficiente nas tomadas de decisões, principalmente no setor industrial, onde todo o procedimento de transformar matéria prima para chegar ao produto final, envolver algumas funções supletivas, como: técnica, mercantil, financeira, econômica e social.
Tudo isso, faz com que a contabilidade seja reconhecida internacionalmente como uma ferramenta ativa que conduz informações indispensáveis e sucintas para as tomadas de decisões dos gestores.
2.1.1 Setor Industrial na atualidade.
Com a crise financeira mundial afetando a produção industrial, as Indústrias têm buscado meios de investimentos objetivando obtenção de possíveis ganhos adicionais e de controlar e gerenciar seus de custos de produção, para sobreviver neste vultoso mercado competitivo. Atualmente as indústrias sobreviventes, têm contado com todos esses avanços tecnológicos no processo de transformação da matéria prima e das preciosas informações fornecidas pela Contabilidade Industrial. Com essa parceria, a gestão de uma industrial sai da posição convencional de medição do lucro e rentabilidade para a gestão voltada à concepção de riquezas.
2.1.2 A Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as Indústrias.
A contabilidade, principalmente no setor industrial, é uma ferramenta imprescindível ao departamento de produção, pois através de informações precisas,
...