A INFLUENCIA DA CRISE ECONOMICA BRASILIERA NA CONTABILIDADE DAS EMPRESAS
Por: Carlete Pereira • 17/6/2019 • Trabalho acadêmico • 798 Palavras (4 Páginas) • 342 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: FUNDAMENTO DA CONTABILIDADE II PROF ESPEC: CARLOS HENRIQUE FERRO ALUNA: CARLETE PEREIRA
A INFLUENCIA DA CRISE ECONOMICA BRASILIERA NA CONTABILIDADE DAS EMPRESAS.
Codó – MA
2018
A INFLUENCIA DA CRISE ECONOMICA BRASILIERA NA CONTABILIDADE DAS EMPRESAS.
A crise econômica brasileira faz com que elevação do percentual de desemprego aumente, a redução de faturamento afetaram de forma direta as receitas das empresas de grande e médio porte, além das microempresas, essa crise que estamos vivenciando vem gerando diversas reações no meio empresarial, fazendo uma análise dos demonstrativos financeiros, podemos conclui que a recessão econômica vivida pelo Brasil vem afetando negativamente os resultados das empresas, e que períodos como esse podem significar uma nova visão e um novo posicionamento para as organizações.
Com o surgimento da crise, houve um sinal de perdas nos lucros das empresas, diante disso, os profissionais da área contábil ou gestores, precisam tomar decisões sobre como reconhecer antecipadamente essas desagradáveis notícias que afetara a contabilidade das empresas, como meio de proteção aos seus patrimônios, e para essa tomada de decisão, independente da ocorrência de tais fatos econômicos, que implicariam a realização das perdas previstas, era preciso que os gestores contábeis apresentassem uma postura de reconhecimento tempestivo das perdas econômicas, tendo em vista a prudência contábil.
Com a crise econômica brasileira, a informação contábil constitui em um instrumento importante na contabilidade das empresas. De acordo com Macedo, Silva, Anjos, Filho et al. (2008) informação contábil é o conjunto de informações que alteram o pensamento, a opinião daqueles que têm acesso a ele. A informação contábil também é definida como instrumento para tomada de decisão. Baseando-se nos relatórios contábeis, os usuários da informação contábil decidem sobre possíveis investimentos, estratégias de administração e analisam o desempenho da empresa, a análise de demonstrativos contábeis se caracteriza pela extração, transformação e condensação.
- uma técnica bastante utilizada por acionistas, investidores, credores, agências governamentais e pela gerência com a finalidade de ajudar os responsáveis a tomar decisões acertadas de investimento, operacionais ou de financiamento, utilizando-se diversas técnicas, de uma grande massa de dados em informações úteis e relevantes ao processo de decisão.
De acordo com Matarazzo (2010) um índice é a relação entre um grupo de contas das demonstrações financeiras que busca informar sobre a situação econômica e financeira da empresa. A fim de identificar as variações do patrimônio e possíveis falhas que podem estar ocorrendo em uma empresa, diferentes técnicas de análise das
demonstrações contábeis podem ser utilizadas, neste contexto, os índices são a técnica mais empregada, uma vez que fornece ampla visão da situação econômica financeira.
E em momento de crise econômica, a contabilidade é de fundamental importância, onde o profissional contábil fazem as análise das demonstrações financeiras pode ser dividida em três níveis: introdutório, intermediário e avançado. No nível introdutório são abordados indicadores básicos como os índices de liquidez, rentabilidade e de endividamento. No nível intermediário, é abordado além desses três índices, um conjunto de indicadores, por exemplo de alavancagem financeira, de lucratividade e analise da DFC, entres outros. Por fim, no nível avançado, são utilizados uma série de indicadores e instrumentos para enriquecer as informações gerada.
...