A Importância do Sistema de Informação Contábil
Por: D.S. Saints • 15/4/2015 • Dissertação • 1.174 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
A Importância do Sistema de Informação Contábil (SIC) no Processo de Planejamento e Controle das Organizações
O Presente texto tem como objetivo apresentar as atribuições do Sistema de Informação Contábil (SIC) no processo de planejamento e controle das organizações empresariais. A informação como principal const
Vivemos no mundo de extremas mudanças a cada dia, o mercado está sempre em evolução e desenvolvimento rápido, as empresas buscam melhorias no âmbito empresarial, a tecnologia junto com informação vêem a acrescentar na tomada de decisão do ramo empresarial da contabilidade.
Bazzoti ainda nos diz que,O sistema de informação movimenta toda a organização, desde recursos humanos e tecnológicos, sendo que a alteração de um depende do outro, e a mudança que se fizer em uma das partes, trará conseqüências para a outra. No cotidiano é uma ferramenta administrativa de suma importância para a tomada de decisão nas modernas organizações, bem como para o desenvolvimento das mesmas.
O processo de sistema de informação para o controle contábil necessita-se de informações verídicas. A informação tem como fator principal a sua comunicação seu entendimento do fato ocorrido ou dialogado. “Informação é o dado processado de forma a ser entendido pelo seu receptor, e a transferência de informação é a comunicação”. 3 A contabilidade é uma ciência que cuida dos patrimônios das entidades seja elas empresariais ou de forma pessoal, sempre tendo em vista o seu lado credor e devedor sendo a sua informação passadas por um processo de relatórios.
A contabilidade na mais é do que um sistema, um sistema intitulado de “Sistema das partidas dobradas” ². “No fim do século XIII, surgiram, na Itália, as escolas que ensinavam aritmética, por meio de “Mestres de Ábaco” (instrumentos de cálculo).³
“Foram elas a semente de uma coordenação de conhecimentos que visou, objetividade, á evolução empresarial, sendo um apoio cultural ao grande progresso dos capitais e ás necessidades do próprio mercado de trabalho”.4
Os ensinamentos contábeis eram efetuados por meios do ábaco e por meios de manuais aos alunos, a partir das escolas, passando a ensinar a contabilidade, deu-se inicio a uma ampla visão do progresso da contabilidade.
“O processo e o ensino das Partidas Dobradas, todavia, parece ter se difundido mais na prática, nas próprias empresas do que mesmo nas escolas [...]”5. Com o inicio da era das partidas dobradas o método contábil ficou mais eficaz, dando um controle e planejamento para as empresas. Assim surgindo após a era das partidas dobradas o conhecimento de uma literatura contábil, dando inicio algumas organizações para a contabilidade, segundo o livro de Mazerandani abriga: Normas e Sinais contábeis, Forma de Documentos, Divisão de Débito e Crédito, Estruturas das Partidas, Contas Auxiliares, Regras para escriturar as Partidas de Registros de Variações Patrimoniais, Déficits e Superávits, Transferências de Contas, Regras de Composição de Documentos Livros contábeis: Diário, Razão, Despesas, Armazéns, Mercadorias, Contas financeiras, Construções, Casos Especiais de Registros etc.
São normas regras da contabilidade que nos auxiliam em fácil entendimento dessa ciência contábil, que nos permite ter uma organização e planejamento patrimoniais das empresas e particulares. A contabilidade como todos sabem é uma ciência que estuda o patrimônio das empresas, sempre viabilizando o lado devedor e credor, a contabilidade pode auxiliar e controlar o patrimônio das entidades como já vimos a cima. Afirma Mazenderani que a ciência contábil pode ser um método de controle a corrupção. “Prenunciou que a corrupção domina onde falta o controle contábil, especialmente no Poder Público. Para cada negócio, afirmou Mazenderani, era preciso estabelecer princípios contábeis próprios e definidos.”6
O processo de planejamento e de controle de uma empresa requer muita eficiência e organização dela, para que possa passar seus serviços para as empresas e particulares de forma abrangente e conhecedora de suas funções, tendo um controle de seus serviços e de suas informações para uma tomada de decisão, para Nakagawa, “O controle acaba tornando-se o responsável pelo projeto e manutenção de um sistema integrado de informações, que operacionaliza o conceito que a contabilidade, como principal instrumento para demonstrar a quitação de responsabilidades que decorrem da accountability da empresa e seus gestores, é suportada pelas teorias da decisão, mensuração e informação”.
A tomada de decisão no mundo globalizado da contabilidade é um dos principais recursos que as empresas necessitam para uma organização de suas ações. Uma empresa que tenha como o seu desenvolvimento empresarial a tomada de decisão tende a ser uma empresa em desenvolvimento cultural, social e tecnológico, estando assim sempre a frente dos demais concorrentes. Para Oliveira (2002): “A tomada de decisão consiste na busca e no caminho a ser perseguido e que seja viável, bem como propicie o melhor resultado final[...] a tomada de decisão é, exatamente, o fim do processo de questionamento que culmina com o direcionamento da ação a ser realizada para eliminação do problema” (p. 146).
...