TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influências dos Sistemas de Custeio no Processo Decisório

Por:   •  28/2/2025  •  Artigo  •  3.738 Palavras (15 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 15

A INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS DE CUSTEIO NO PROCESSO DECISÓRIO

DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM

NATHAN MURILO BILL HERTZ[1]

LUCIANO PALHARI DOS SANTOS[2] 

RESUMO

Com o avanço tecnológico e a produção em escala torna-se cada vez mais importante um bom gerenciamento de custos. Uma das maneiras de alcançar este objetivo é através de uma gestão estratégica, que pode ser alcançada pelo trabalho efetivo nos sistemas de custeio. Os principais sistemas destacados na literatura são o Custeio por Absorção, o Custeio Variável e o Custeio por Atividades. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar qual é o sistema de custeio indicado para uma empresa prestadora de serviços de terraplenagem localizada na região centro-oeste do Estado do Paraná. Para tanto, a metodologia foi estendida a uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados pelos métodos documental e de levantamento e analisados sob a ótica de uma entrevista não estruturada e uma análise de conteúdo. Inicialmente, buscou-se analisar o atual contexto de custos da empresa estudada, visando verificar quais eram os sistemas de custeio passíveis de uso na prestadora de serviços. Em um segundo momento, foram realizados estudos comparativos entre os sistemas de custeio encontrados na revisão de literatura, apontando as informações gerenciais que cada um deles traz para a tomada de decisões. Por fim, o Custeio Variável foi indicado como o mais apropriado as necessidades imediatas da empresa, visto sua alta gama de informações, baixo custo de implantação e baixo investimento para sua operacionalização.

Palavras-chave: Gestão de custos. Prestação de serviços. Custeio variável.

1 INTRODUÇÃO

        Com a atual competitividade no mundo dos negócios torna-se cada vez mais importante um bom gerenciamento de custos. O controller de custos deve preocupar-se não somente em atender as exigências societárias, mas também em gerar informações das mais diversas naturezas aos administradores de empresas, visando a melhor tomada de decisão.

        Os sistemas de custeio tradicionais possuem diversas falhas de informação, pois foram desenvolvidos em épocas onde a competição de mercado não era tão grande e tão pouco a produção era em grande escala. Atualmente, existem sistemas de custeio contemporâneos que possuem ricas informações para a tomada de decisão, proporcionando uma análise aprofundada dos gastos e uma melhor dissipação de custos e despesas.

        O conhecimento e aplicação destes sistemas de custeio torna-se fundamental para uma boa gestão baseada em estratégia e competitividade. Por meio disso é possível identificar melhores oportunidades de investimento, realizar redução de custos desnecessários ao processo produtivo e potencializar a margem de contribuição de produtos e serviços.

        Dessa forma, este estudo procura responder ao seguinte problema de pesquisa: qual o sistema de custeio indicado para uma empresa prestadora de serviços de terraplenagem localizada na região centro-oeste do Estado do Paraná? Para atender ao proposto, este trabalho utiliza-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, cujos dados foram coletados pela técnica documental e de levantamento e analisados sob a ótica de uma entrevista não estruturada com análise de conteúdo.

        Os objetivos deste trabalho delimitam-se em analisar o contexto atual de custos da entidade, aplicando os sistemas de custeio destacados na revisão de literatura à prestadora de serviços com a finalidade de identificar qual é o sistema de custeio indicado para a empresa estudada. Para tanto, este trabalho divide-se em quatro etapas.

        A primeira etapa traz o referencial teórico que fundamenta os sistemas de custeio e sua importância para as informações gerenciais. Em um segundo momento, demonstram-se os métodos de pesquisa utilizados para atender ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos. O terceiro tópico apresenta os resultados alcançados ao longo do estudo. Por fim, realiza-se uma conclusão objetiva sobre o assunto abordado.

2 SISTEMAS DE CUSTEIO

Sistemas de custeio são princípios e métodos contábeis utilizados para a apuração real dos custos de determinada companhia. Os princípios de custeio estão relacionados com as informações mais adequadas para a empresa, orientando na análise das parcelas dos custos fixos e variáveis, diretos e indiretos. Já os métodos de custeio, consistem em um processo prático organizacional em alocar os custos identificados aos seus respectivos produtos ou serviços (MARTINS, 2010).

Diversos autores destacam na literatura que os principais métodos de custeio utilizados pelas empresas no Brasil são: Custeio por Absorção; Custeio Direto (Variável); e, Custeio Baseado em Atividades (ABC); sendo que cada método possui sua própria dinâmica de apropriação de custos e despesas (CRUZ, 2014; FERREIRA, 2007; IZIDORO, 2016; RIBEIRO, 2014).

O Custeio por Absorção é o método contábil onde a alocação dos custos acontece de maneira direta ou indireta, sendo que as despesas são consideradas a parte na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Também, é o único método aceito pela legislação societária brasileira, sendo obrigatório para todas as entidades (FERREIRA, 2007; MARTINS, 2010).

Segundo Ferreira (2007, p. 158), “Esse critério considera como componentes do custo industrial todos os elementos direta ou indiretamente ligados à produção. (...) é usado para identificar qualquer sistema de acumulação no qual os custos fixos são aplicados à produção e incluídos nos estoques”. Assim, o custo unitário de cada produto é composto pelos seus custos variáveis, acrescidos de uma parcela dos custos fixos do setor ou período onde ocorre a produção, sendo conhecido este critério como rateio.

De acordo com Maher (2001, p. 231), “rateio de custos representa a atribuição de um custo indireto a um objeto de custo, segundo uma certa base”. Crepaldi (1998) complementa dizendo que o critério denominado rateio é um recurso empregado pela companhia para a distribuição dos custos, ou seja, é o fator pelo qual os custos indiretos são divididos a produtos ou serviços.

Por outro lado, o Custeio Direto, também conhecido como Custeio Variável, é o método que separa os custos variáveis e despesas variáveis dos custos fixos e despesas fixas, com o objetivo de conhecer a margem de contribuição e o lucro de cada unidade de produto ou serviço (CREPALDI, 1998; FERREIRA, 2007; IZIDORO, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com