A Introdução a Administração
Por: hbeatriz • 9/8/2021 • Abstract • 750 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
RESUMO: GESTÃO DE PROJETOS
SANTANA DO IPANEMA-AL
ABRIL DE 2021
GESTÃO DE PROJETOS
O presente artigo traz como objetivo principal apresentar um levantamento e uma avaliação de forma crítica em relação a produção de projetos no país. O trabalho está estruturado em cinco divisões, a primeira delas sendo a introdução, seguido pelo marco teórico, que foi essencial para embasar a análise de dados, logo após o percurso metodológico e por fim, iremos encontrar a reflexão final.
O estudo de projetos como prática organizacional iniciou-se nos meados de 1940, e com o passar do tempo, o gerenciamento de projetos penetrou em diversos setores operacionais das indústrias. Nos últimos vinte anos foi possível observar uma forte expansão da área.
Devido à grande necessidade que existia de intensificar os processos produtivos em função da segunda guerra, mais especificamente no setor de defesa militar, que surgiu um dos primeiros estudos sobre gestão. As empresas por sua vez, poderão identificarem nos resultados obtidos nestas pesquisas, a oportunidade de aumentar seus lucros.
De acordo com Cacmil, a gestão de projetos começou a se estruturar formalmente como uma prática social na década de 1940, com o desenvolvimento tecnológico e de infraestrutura, sendo oriunda da engenharia. Somente na década de 1960 foi criada o primeiro ciclo de gestão de projetos, estando limitada à esfera governamental e grandes obras de engenharia, com as pesquisas voltadas a pesquisa operacional e estatística.
A maior preocupação era com o cálculo da probabilidade de conclusão do projeto em uma determinada data, porém, somente depois de vinte anos o gerenciamento de projetos começou a encontrar aplicações em todos os setores produtivos. Jugdev afirmava que nessa época, para os acadêmicos de administração o gerenciamento de projetos era um conjunto de técnicas destinadas a garantir a execução de uma obra.No Brasil, com a penetração do PMI (Project Management Institute), surgiu quase simultaneamente no final da década de 1990 movimentos em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Baseado em uma pesquisa, Bredillet afirmou que entre 1985 a 1991 a taxa de crescimento de trabalhos publicados relacionados ao gerenciamento de projetos era de 11%, na década de 1990 obteve um crescimento de 29%, mas somente a partir de 2002 a taxa subiu para 37% ao ano. Mostrando, que com o passar dos tempos, os artigos acadêmicos em gerenciamento de projetos estão sendo mais abordados e publicados.
Bertero, Caldas e Wood JR, publicaram um artigo no ano de 2005, intitulado como: “Produção Científica em Administração no Brasil: Estado da Arte”. Os autores o dividiram em 10 capítulos, representando as 10 grandes áreas da produção científica em Administração. Onde citam os gerenciamentos de projetos nessas áreas. Alguns deles são:
- O GP como estratégia, tendo ideia que os projetos representam os preparos da estratégia e auxiliam nas implantações das ações de forma estruturada e controlada.
- O GP como teoria das organizações e estruturas torna-se uma parte da área em si das organizações pois envolve estudos de posicionamento do projeto na estrutura da empresa.
- GP como recursos humanos, nessa área o gerenciamento de projetos está incluso quando acontece formações de equipes, capacitação do gerente e equipe do projeto, gestão de conhecimento ou transformações.
- GP na administração pública, é o setor responsável pela disseminação das práticas e ferramentas de gerenciamento de projetos.
A metodologia de GP, utilizou a adoção de rankings múltiplo de periódicos, baseado no seu fator de impacto para seleção de artigos. Houve várias consultas para o levantamento dos artigos, utilizados como fontes várias revistas de administração e organização. O total de 64 artigos sobre gerenciamento de projetos foram publicados nas seis revistas nos anais do ENANPAD e nos anais do Simpósio de gestão de inovação tecnológica, entre 2001 e 2010, onde obteve-se um resultado não satisfatório. Tendo em vista o que foi observado, entre as áreas identificadas a maior quantidade de trabalho foram sobre tecnologia da informação.
...