TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quarta Revolução Industrial

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Farmácia 2° Período

Dhiego Alves Gonzaga

A Quarta Revolução Industrial

A Quarta Revolução Industrial

Desde o início da revolução industrial quanto surgiram as primeiras máquinas, como a máquina a vapor, com isso abriram-se as portas da evolução nas indústrias com uma visão de aprimorar e inventar métodos e máquinas para otimizar e aumentar a qualidade e a produtividade dos produtos, para suprir as necessidades das demandas dos produtos industrializados até a sociedade, um dos pioneiros neste tipo de processos foi Henry Ford que deu início ao sistema de produção em série, no q ual várias empresas copiaram essa ideia, e que existe até os dias de hoje.

       Oque é

É automatização de processos, utilização de robôs, implementação da Internet das coisas e aumento considerável da mobilidade, tendo "a velocidade, o alcance e o impacto nos sistemas". 
Segundo o alemão, "A quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital (anterior)". 
"Há três razões pelas quais as transformações atuais não representam uma extensão da terceira revolução industrial, mas a chegada de uma diferente: a velocidade, o alcance e o impacto nos sistemas. A velocidade dos avanços atuais não tem precedentes na história e está interferindo quase todas as indústrias de todos os países

Características:

As principais características da Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, são: hiperconexão, muito por conta do surgimento da internet das coisas; o amplo uso de inteligência artificial (que está fortemente atrelado à utilização de robôs nos processos de fabricação); que, com isso, gera uma forte mudança nos sistemas de produção e consumo (por conta, também, do forte uso de impressoras 3D e da realidade aumentada); e o desenvolvimento de formas de energia que não degradam o meio ambiente, ou, ao menos, que possuam um índice mínimo de degradação. Entretanto, as duas principais características são: primeira, a junção de todas as demais, ou seja, ao mesmo tempo, haver uma implementação de robôs, de internet das coisas, de novas formas de energia etc.

Benefícios da Quarta Revolução Industrial para as Organizações!

Uma das principais características do modelo Fordista, no século passado, era a rigidez na produção. No entanto, principalmente, com a crise ocorrida na década de setenta, as indústrias começaram a implantar a flexibilidade produtiva, iniciando, principalmente, pela fábrica da Toyota, no Japão. 
Desde então, sempre se buscou ter uma maior flexibilidade dentro das organizações. E o advento da Indústria 4.0 possibilitará um incremento ainda maior nessa flexibilidade. 
Com isso, as organizações poderão oferecer, cada vez mais, produtos personalizados; dispor ainda mais de colaboradores Home Office; trabalhar com equipes multidepartamentais; realizar reuniões via videoconferência; controlar os equipamentos remotamente; e acompanhar todo o processo de fabricação de qualquer lugar do mundo. 
As empresas poderão obter cada vez mais, e mais rapidamente, insights de seus stakeholders através da utilização do Big Data (que possui 5 V's: Variedade, Velocidade, Veracidade, Volume e Valor). 
Com o aumento do número de máquinas realizando os trabalhos repetitivos, as indústrias irão reduzir os acidentes, aumentará o padrão de qualidade e o número de funcionários pensantes, já que reduzirá a necessidade de operários robotizados (ainda existe em algumas empresas), que foi uma das características do período fordista. 
Com o uso crescente de drones, várias empresas adotarão essa tecnologia como meio de realizar as entregas de seus produtos; a JD.com, da China, realiza o transporte de produtos, em algumas áreas rurais, até um funcionário da empresa no local de destino. Com isso, reduzirá o tempo de entrega, os custos e a dependência de distribuidoras, por parte de algumas empresas, ou seja, beneficiará os sistemas de logística.
Através da realidade aumentada, a experiência na compra de produtos será elevada a um novo nível, assim como nas campanhas de marketing. Ano passado, por exemplo, a Rede Iguatemi realizou uma campanha de marketing natalina com a utilização da realidade aumentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com