A Termologia de Custos
Por: leticiaferreira9 • 6/5/2015 • Projeto de pesquisa • 440 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
Termologia de Custos
Na contabilidade para melhor entendermos e classifica-los, dividimos na seguinte nomenclatura:
Gastos: Compra de um produto ou serviço que gera um desembolso para a entidade, como compra de matéria- prima, com mão-de-obra, honorários da diretoria entre outros.
Desembolso: Pagamento na aquisição de algum bem ou serviço, pode acontecer antes ou depois da compra.
Investimento: Gasto ativado em função da sua vida útil, esses são estocados em ativos da empresa, são classificados como investimentos circulantes (matéria- prima- estoque), não circulantes (máquinas).
Custos: Gasto relativo a algum bem ou serviço utilizado na produção do mesmo. Ele e também um gasto, reconhecido como custo no momento da utilização na produção para a fabricação de um produto. Dividimos em Custo Direto e Indireto.
• Custo Direto: que se identifica diretamente ao produto a ser custeado, está ligado diretamente ao bem ou serviço em função do custo, não necessita de rateio para o objeto custeado. Os Custos Diretos se identificam com a produção do produto ou serviço mantendo uma correspondência proporcional.
Exemplo de Custo Direto: matéria – prima utilizada na fabricação do produto, mão-de-obra.
Na apropriação dos custos direto a empresa deve ter um sistema de requisições para saber qual produto foi utilizado, qual material sairá do almoxarifado.
Para mão-de-obra a empresa deve ter um sistema de apontamentos onde se verifica quais operários trabalham em cada produto, no período e por quanto tempo.
• Custos Indiretos: Não se aplica diretamente ao produto ou serviço no momento de sua ocorrência. Eles são aplicados aos portadores finais em um critério pré-determinados, como a mão-de-obra indireta rateada por horas/homens da mão-de-obra direta, gastos com energia com base em horas/maquinas.
Por meio de parcelas de custos atribuídos aos produtos por critério de rateio, pode ser entendida como aquele custo que não pode ser identificado diretamente no produto. Precisa de critério de rateio ou parâmetros custeados ao objeto a ser fabricado.
Exemplos de Custos Indiretos: mão-de-obra indireta (é representada pelo trabalho de departamentos auxiliares ou prestadores de serviço, não estão ligados diretamente a fabricação ou serviço prestado, como os supervisores, controle de qualidade etc.
Materiais indiretos são atribuídos nas atividades auxiliares da produção como graxas, lubrificantes, lixas etc.
Entre outros custos indiretos que se aplicam ao produto e serviço mas não podemos ver, como depreciação, seguros e manutenção de equipamentos.
Despesas: gastos com bens e serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidades de obtenção de receitas.
Perdas: Bens ou serviço consumidos de forma anormal ou involuntária. Não se confunde com despesas e nem com custos, exatamente por sua característica de anormalidade
E involuntariedade; não é um sacrifício feito com a obtenção de receitas.
MARTINS,
...