A Universidade e Ciência
Por: Leandro Matias • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 176 Visualizações
Questão 1 (3,5 pontos)
Os institutos e faculdades podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições e/ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Quais vantagens (estas condições e/ou qualidades) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade? Sua resposta deve ter entre 5 a 8 linhas.
Resposta: As seguintes condições fazem de uma instituição de ensino uma universidade: a pesquisa, a extensão e o ensino de qualidade.
A pesquisa ajuda na ampliação do conhecimento do aluno, a extensão busca a interação entre culturas diversificadas, possibilitando a troca de informações entre realidades distintas além de promover projetos comunitários, os quais são excelentes para a comunidade, por último, o ensino qualificado é primordial para a concretização da universidade.
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo.
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Quando você estudou sobre a linguagem, mais especificamente sobre as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.
Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:
a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (4 a 5 linhas).
Resposta: Assim que a gerente, Helena, identificou o cliente, no caso, Júlio, vulgo Julinho, seu modo de falar mudou totalmente. Observe que Helena demonstra conhecimento sobre a vida pessoal de Júlio, apresentando o local de moradia do mesmo. Com base nessas informações é possível constatar uma relação afetiva entre os dois sujeitos. Essa é a principal razão que levou Helena a mudar de linguagem repentinamente.
b) Pode-se dizer que Helena domina diferentes modalidades linguísticas? Em caso de uma resposta afirmativa, esclareça quais são essas modalidades evidenciados no diálogo com o cliente, transcrevendo palavras ou expressões que as comprovem.
Resposta: Sim, pode-se dizer que Helena domina diferentes variedades de linguagem, como a linguagem culta e a informal. A primeira evidenciada pelo uso da expressão “Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?” . Note que assim que Helena percebe tratar-se de um amigo, seu modo de falar muda totalmente. Ela passa a referir-se a Juninho (possível apelido) como “cê” e não “senhor”, claro uso de uma linguagem mais informal.
Questão 3 (3,5 pontos)
A Unisul, como parte de sua missão enquanto Universidade, desenvolve ensino, pesquisa e extensão. A Jornada Unisul de Iniciação Científica – JUNIC é o evento
...