A importância da contabilidade como instrumento gerencial para a tomada de decisão
Artigo: A importância da contabilidade como instrumento gerencial para a tomada de decisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kikonatan • 26/10/2014 • Artigo • 1.327 Palavras (6 Páginas) • 572 Visualizações
FACULDADE REGIONAL DE RIACHÃO DO JACUÍPE - FARJ
BACHARELADO EM CIENCIAS CONTÁBEIS
ARTIGO
VÁRZEA DO POÇO
SETEMBRO DE 2014
NATÃ PASSOS OLIVEIRA
ARTIGO
Trabalho apresentado à disciplina Contabilidade Gerencial como instrumento avaliativo, solicitado pela professora Cátia Sirlene. 4º Período.
VÁRZEA DO POÇO
SETEMBRO DE 2014
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO GERENCIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO
A contabilidade é um instrumento que por excelência pode auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão, uma vez que registra, resume, verifica e interpreta os dados de natureza econômica e financeira que refletem as atividades das organizações. As informações que a contabilidade produz podem e devem (este é o seu principal objetivo) fornecer aos seus usuários dados (sua coleta serve para a produção da informação) que os ajudem a tomar decisões de forma planejada.
Porém, o que frequentemente ocorre é tomada de decisão pelos gestores, baseada somente na intuição do administrador, dispensando ou subutilizando as informações contábeis, seja por desconhecimento do real objetivo da contabilidade que é fornecer informação para a tomada de decisão. Não que a intuição deva ser dispensada no processo de tomada de decisão, visto que ela é um componente importante neste processo.
As decisões gerenciais são elemento chave no sucesso empresarial. Decidir por uma ou outra ação, seja ela agir ou deixar de fazê-lo, constitui uma das principais atribuições a cargo do corpo gerencial. E, mais que isso, a tomada de decisão e a busca de cooperação das pessoas em prol de um objetivo comum podem ser consideradas as duas principais razões para a existência da atividade gerencial. A opção pela gerência transforma - se, assim, numa opção pela tomada de decisão constante e interminavelmente.
Como já foi estudado, sabemos que contabilidade é a ciência que estuda controla, registra e interpreta o patrimônio das entidades, assim oferece informações sobre a sua composição e variação. Os usuários da Contabilidade são todas as pessoas (físicas ou jurídicas) interessadas de alguma forma nas informações prestadas por ela.
Observamos que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias; na atualidade ela passa a ser vista também como um instrumento gerencial que se utiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização, para elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam informações necessárias para tomadas de decisões e, para o processo de gestão: planejamento, execução e controle.
A contabilidade gerencial auxilia a administração na otimização dos recursos disponíveis na entidade, através de um controle adequado do patrimônio, ela utiliza-se de diversos campos do conhecimento, como a própria contabilidade geral, de custos, como também a administração, planejamento estratégico, estrutura organizacional, entre outros.
Ela passou a ter uma atenção especial perante os profissionais contábeis quando da necessidade de tratar os custos de diferentes formas para tomada de diferentes decisões, pois as empresas buscam redução dos custos, com o aumento da lucratividade.
A Contabilidade Gerencial é um instrumento de apoio na gestão dos negócios que poderá contribuir significativamente para a eficiência operacional da organização, pois auxilia as empresas a coletar, processar e relatar informações para uma variedade de decisões operacionais e administrativas.
A importância da Contabilidade Gerencial para a tomada de decisões
A acelerada evolução do ambiente econômico e tecnológico tem dificultado o entendimento e a gestão dos negócios, sendo necessário gerar informações que auxiliem os administradores na tomada de decisão.
Efetuar escolhas está presente em vários aspectos da vida humana. Decisões são ações orientadas, julgamentos que afetam diariamente um curso de ação. Mas o processo de decisão envolve pensamento e ação, culminando no ato de escolha.
O processo de tomada de decisão é um a sequência lógica de etapas que expressam a racionalidade com a qual os gestores buscam soluções ótimas para os problemas da empresa.
Saber tomar as decisões é a principal função de um administrador da empresa, pois não existe decisão perfeita, ele terá que pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor, sempre visando o desempenho econômico, lembrando que também existem os resultados não econômicos, como a satisfação dos membros do negócio e dos colaboradores. (QUEIROZ, 2011)
A tomada de decisão é um processo que consta identificação do problema, dos critérios, a forma de elaborar, analisar e escolher alternativas, verificando a eficácia da decisão. O ato de tomada de decisão pode ser para muitas pessoas, um ato de sofrimento. A grande dificuldade para tomar decisões acontece frequentemente em qualquer situação. Uma vez consumada, a decisão é uma estrada sem volta. As consequências virão, cedo ou tarde, positivas ou negativas. Por isso a decisão exige um compromisso efetivo com a escolha feita e suas consequências. Isso nem sempre é fácil, por três motivos: Não existe decisão perfeita, porque não podemos analisar todas as alternativas e todas as consequências; Ao optar por uma alternativa, temos de renunciar às outras, e isso gera sempre um sentimento
...