A importância do controle de custos em uma empresa
Por: andersonjr1986 • 8/9/2015 • Resenha • 393 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
A importância do Controle de Custos de uma Empresa
Atualmente, com a alta competitividade e a elevada carga tributária, as empresas precisam controlar melhor seus gastos, evitando desperdícios e aumentando seu lucro. A contabilidade de custos tem por finalidade o fornecimento de informações que contribuem para auxiliar no setor administrativo e na lucratividade da empresa. Uma das melhores opções para sobrevivência no mercado é a obtenção do controle de custos dos produtos, mercadorias e serviços vendidos pelas empresas. Um adequado controle poderá permitir a formação de preços de vendas, individualizadamente, com maior exatidão.
Custos Fixos
São custos que a empresa suporta independentemente de haver produção. Senão produzir ou se produzir 10 produtos ou se produzir 1000 produtos, os custos fixos são os mesmo. Ex: Depreciação do prédio, aluguel do prédio, água para uma serralheria etc.
Custos Variáveis
São aqueles que se alteram em proporção à quantidade produzida. Ex: água em uma fábrica de refrigerante, matéria prima, mão de obra direta, pregos em uma fábrica de mesas etc.
Os custos variáveis são importantes para as empresas, pois envolve a produção.
Sistema Monista e Dualista
Sistema Monista considera a contabilidade da empresa como uma só. As contas internas e externas são lançadas em um só livro, sendo entrelaçadas entre si. É utilizada nos países americanos e se divide em: * Sistema único indiviso ou sistema monista radical - a contabilidade externa e interna são registradas no Razão Geral constituindo uma unidade * Sistema único diviso ou sistema monista moderado - este sistema também considera a contabilidade interna e externa como uma unidade, entretanto acompanha a parte interna de uma forma superficial, sendo analisada por processos extracontábeis, fora do Razão Geral. a. Sistema Dualista - neste caso as contas são separadas em dois sistemas distintos. As contas internas são registradas em Razão Especial, separado do Razão Geral, porém não perdem seu caráter de unidade. É utilizada nos países europeus e se divide em: * Sistema duplo contábil - a contabilidade interna e externa são tratadas como um sistema especial de contas independentes. Há a necessidade de se criar um sistema de contas para que se possa fazer a abstração das operações internas do Razão Geral para registra-las no Razão Especial. * Sistema duplo misto excluem-se as contas que não interessam do Razão Geral à determinação do rédito de exercício. As operações internas são registradas por processos estatísticos, que não obedecem aos rígidos princípios contábeis.
...