A perspectiva do conhecimento em Sistema de Informação Contábil: um estudo em escritórios contábeis do município de Barrinha
Por: cunhafabi • 30/3/2017 • Artigo • 5.548 Palavras (23 Páginas) • 312 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Educação São Luís
Curso de Bacharel em Ciências Contábeis
A perspectiva do conhecimento em Sistema de Informação Contábil: um estudo em escritórios contábeis do município de Barrinha
Aluna: Fabiana Neves Rodrigues Da Cunha[1]
Professora Orientadora: Lucelma Maria Dos Santos Teixeira[2]
RESUMO
Com os avanços da tecnologia da informação, os sistemas de informação passaram a se apresentar como ferramentas úteis e indispensáveis para o auxílio dos profissionais contábeis. Este estudo tem como objetivo demostrar a importância do Sistema de Informação contábil, e os tipos de sistemas de informações utilizados, em 20 escritórios que prestam serviços contábeis no Município de Barrinha. Um questionário desenvolvido nesta pesquisa foi utilizado como ferramenta de pesquisa para o levantamento de dados. Foram enviados 20 questionários com uma taxa de resposta de 100%. Este estudo tem como objetivo demostrar a finalidade e a importância dos sistemas de informação contábil dentro dos escritórios, para que o contador possa conseguir atingir com rapidez e clareza os objetivos esperados, sejam eles econômicos ou sociais. Os resultados demostram que 75% dos correspondentes não conseguiríamos trabalhar sem o uso do Sistema de Informação Contábil (SIC) e que, no que se refere à Tecnologia da Informação, o Banco de Dados tem um maior índice de importância na configuração de um SIC, com 85% das respostas. Desta forma, conclui-se que o SIC é de suma importância para a Contabilidade e seus profissionais, o que vai ao encontro da evolução tecnológica observada nos últimos anos.
Palavras chaves: Sistemas de Informação Contábil. Contador. Contabilidade. Tecnologia.
INTRODUÇÃO
Contextualização
Devido às frequentes mudanças no mercado de trabalho, o aprimoramento e a atualização devem ser uma busca constante no campo empresarial, especialmente no da contabilidade, permitindo o desenvolvimento pessoal e profissional, além de abrir oportunidades neste mercado.
Principalmente nas últimas décadas, a contabilidade passou por diversas mudanças, tanto no campo legislativo quanto no tecnológico, obrigando que os profissionais contábeis também se adaptassem a esta realidade. Neste contexto, a informática torna-se uma arma indispensável para a contabilidade, que deixa de ser apenas um meio de apuração fiscal, tornando-se, acima de tudo, um auxílio para a tomada de decisão.
Com os avanços da tecnologia da informação, os sistemas de informação se mostram ferramentas úteis e modernas para o armazenamento e gerenciamento de informações, atendendo às necessidades de diversos usuários, bem como auxiliando o profissional contábil.
Segundo Iudícibus (2000, p. 53),
O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e, subsidiaria física, de produtividade social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade.
Neste contexto, os sistemas de informação surgem devido à necessidade de planejamento e controle de diversas áreas operacionais da empresa, inclusive a contábil. Os sistemas devem ser usados para fornecer informações e processar qualquer que seja o uso feito dessa informação (MOSCOVE; SIMKINE, BAGRANOFF, 2000).
O sistema de informação pode ser visto como uma rede de informação cujos fluxos alimentam o processo decisório, não apenas na empresa como um todo, mas em cada área de responsabilidade (MOSIMANN; ALVES; FISCH, 1993).
Com o surgimento dos sistemas de informação, os softwares e os hardwares elevaram a contabilidade a um patamar mais gerencial, abolindo a velha figura do guarda livros, utilizada para designar o profissional contábil por muitos anos, passando a uma visão mais moderna, que traz o contador como gestor de informações. (REZENDE; ABREU, 2000).
O sistema de informação é compreendido pela tecnologia da informação, pela utilização de seus recursos, tais como o sistema operacional (software) e seus componentes físicos (hardwares), além das fontes de armazenamento, a exemplo dos bancos de dados.
Neste contexto, que aborda a utilização dos sistemas de informação pelo profissional contábil, este artigo busca demonstrar como é o uso de sistemas de informação pelos contadores. Para tanto, parte-se de uma visão global, sobre a perspectiva do conhecimento dos sistemas de informações, e chega-se à visão do contador sobre a utilização dos sistemas de informação.
Problema de pesquisa
O artigo responde ao seguinte problema de pesquisa: Qual a percepção do contador, nos escritórios contábeis atuantes no município de Barrinha, sobre os sistemas de informação contábil? Por meio do questionário elaborado nesta pesquisa identifica-se qual é a percepção dos contadores atuantes nestes escritórios mediante a utilização de sistemas informacionais.
Objetivo geral e específico
O artigo tem como objetivo geral identificar a percepção dos contadores sobre sistemas informacionais contábeis utilizados nos escritórios contábeis do Município de Barrinha. Como objetivos específicos, busca-se:
- Averiguar se estes contadores têm acesso aos sistemas informacionais;
- Demonstrar de que forma estes profissionais utilizam os sistemas informacionais;
- Identificar como estes contadores se mantêm tecnologicamente atualizados;
- Identificar o grau de conhecimento destes contadores em relação aos sistemas de informações;
- Identificar os aspectos considerados positivos e negativos mediante os avanços dos sistemas informacionais.
Justificativa
Nos últimos anos a realização de trabalhos contábeis manuais diminui, a exemplo da utilização de fichas físicas para o controle do estoque, e cede espaço à tecnologia: os sistemas são alimentados e, ao final, geram relatórios que auxiliam o contador e a gestão na tomada de decisão.
Assim, a busca pela informatização permite a melhoria nos serviços prestados por meio da agilidade na geração da informação. Por este motivo faz-se importante conhecer os sistemas informacionais utilizados em escritórios contábeis. Neste contexto, a importância do desenvolvimento deste estudo é que ele permite ao leitor saber quais sistemas informacionais são utilizados em escritórios contábeis, bem como saber sobre a percepção do profissional em questão à cerca da utilização da tecnologia no meio contábil, servindo inclusive como exemplo para a utilização futura em outros escritórios.
...