TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia e a educação

Por:   •  17/5/2017  •  Dissertação  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente vivemos numa sociedade marcada por transformações devido ao avanço tecnológico. Transformações essas que auxiliam a vida humana, mas que colocam em risco a vida no planeta. Nesse contexto surgiu os debates sobre a questão ambiental, consequentemente o aparecimento da consciência ecológica, do movimento ambientalista. Depois de várias conferências nacionais e internacionais, foi indicado documentos com estratégias para conter a degradação da natureza, sendo proposto então a Educação Ambiental no Brasil.

Os parâmetros curriculares nacionais (PCN) criado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto (MEC) em 1998, aconselha a Inclusão da Educação Ambiental no currículo básico. A Educação Ambiental, inclusa nas práticas escolares, pode significar a inserção da mesma e dos saberes, no momento de análise e reflexão profunda do sentido de estar no mundo, vendo-o como potência e possibilidade, ou seja, perceber-se como parte desses problemas e como responsável para suas possíveis soluções.

Na Educação infantil e no início do ensino fundamental, o educador ou o professor enfatiza a sensibilização com a percepção, interação, o cuidado e respeito para com a natureza e cultura procurando destacar a diversidade dessa relação. Já nos anos finais do ensino fundamental, procura desenvolver o raciocínio crítico, prospectivo e interpretativo das questões socioambientais bem como a cidadania ambiental. Também no ensino médio e na educação de jovens e adultos, o pensamento crítico, contextualizado e político, e a cidadania ambiental sendo mais aprofundada, incentivada a atuação, na melhoria da qualidade de vida, na busca por justiça socioambiental, frente às desigualdades sociais que expõem grupos sociais economicamente vulneráveis em condições de risco ambiental.

No Brasil, a Educação Ambiental é aplicada através de três modalidades: Projetos, Disciplina especiais e Inserção da temáticas ambientais nas disciplinas. As escolas trabalham vários projetos, o mais utilizado é o projeto reciclagem: caminhos para sustentabilidade, propõe reflexão sobre diferentes problemas ocasionados pela geração de lixo e sobre as possíveis soluções.

Enfim, a inclusão de Educação Ambiental nos mais baixos níveis escolares, contribui para a formação de hábitos e atitudes sustentáveis, além de criar uma consciência crítica que possibilita o pleno exercício da cidadania cobrando do governo medidas para se melhorar a comunidade em que cada um está inserido.

Bibliografia:

Brasil. Programa Nacional De Educação Ambiental. In: Ministério do Meio Ambiente. Acesso em 16 set 2016. Disponível em <www.mma.gov.br/port/sdi/era/org/pog/arqs/pronia3.pdf>.

Brasil. Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e Práticas em Educação Ambiental na Escola. In: Portal MEC. Acesso em 16 set 2016. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com