AD INICIAÇÃO CIENTIFICA A CONTABILIDADE
Por: KEVELLINSILVEIRA • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 658 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Iniciação Científica em Contabilidade
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Marcos Crepaldi
Nome do estudante: Kevellin Marques Silveira
Data: 12/10/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: (2,0 pontos)
Podemos afirmar que a contabilidade é uma ciência social aplicada. É uma ciência, porque busca conhecimento com base em método; é social, porque o objeto da contabilidade são transações que ocorrem em sociedade; e é aplicada, porque toda prática contábil consiste numa aplicação dos fundamentos da ciência contábil.
Diante dessa contextualização, demonstre por meio de um procedimento contábil por que a contabilidade é considerada uma ciência social aplicada (máximo 10 linhas).
Observando um dos procedimentos mais básicos da contabilidade, a Escrituração dos fatos contábeis, é possível verificar esses três elementos. Pois para escriturar o profissional contábil utiliza um método, o método das partidas dobradas, o que é escriturado, são os fatos que ocorrem em entidades da sociedade, e para escriturar deve ser observado os princípios da contabilidade, aplicando assim seus fundamentos.
Responda as questões 2 e 3, com base no título e resumo a seguir:
BEUREN, Ilse Maria; SANTOS, Vanderlei; HEIN, Nelson. Folga organizacional de controllers em empresas com remuneração variável. Revista Organizações & Sociedade (Impresso), v. 22, p. 35-60, 2015.
Título: Folga organizacional de controllers em empresas com remuneração variável.
Resumo: [1] O estudo averigua o nível de folga organizacional de controllers em empresas com remuneração variável. [2] Pesquisa descritiva foi realizada, por meio de levantamento, com assertivas extraídas de Nohria e Gulati (1996; 1997), Indjejikian e Matejka (2006), López, Stammerjohan e McNair (2007), para medir a folga organizacional dos controllers quanto aos recursos humanos, recursos financeiros e metas orçamentárias, bem como seu nível de participação na elaboração do orçamento e autonomia de decisões. O instrumento de pesquisa foi enviado a controllers de 108 empresas das regiões Sul e Sudeste do Brasil e houve retorno de 24 questionários respondidos. [3] Os achados da pesquisa mostram que o departamento de controladoria das empresas apresenta, na maioria, folga de recursos humanos; na metade, pouca ou nenhuma e, na outra metade, elevada ou intermediária folga de recursos financeiros; e, na maioria, intermediária folga no alcance das metas orçamentárias. Os controllers destas empresas possuem um nível considerável de participação na elaboração do orçamento e intermediário de autonomia de decisões na organização. [4] Concluiu-se que os controllers apresentam um nível intermediário de folga organizacional e que esta possui relação com a participação dos mesmos no processo orçamentário e seu grau de autonomia nas decisões.
Palavras-chave: Folga organizacional. Recursos humanos e financeiros. Metas orçamentárias. Participação no orçamento. Autonomia de decisões. Controllers.
Resposta (máximo 10 linhas):
Correção:
Questão 2 (2,5 pontos)
Podemos definir “título” como a expressão que identifica o artigo. Um artigo não pode desenvolver um tema que não é de alguma maneira resumido ou antecipado por seu título.
Dessa forma, analise como foi elaborado o título da pesquisa de Beuren, Santos e Hein (2015), identificando como ele representa o tema ou o objetivo da pesquisa.
Resposta (máximo 10 linhas):
O título foi elaborado conforme o tema, como é possível observar no resumo.
Correção:
Questão 3: (2,5 pontos)
Para Marconi e Lakatos (2010, p. 50) o resumo “é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais ideias.”
Com base nesta definição:
3.1 Realize a leitura do resumo de Beuren, Santos e Hein (2015) e preencha as lacunas, associando os números destacados no resumo com as categorias essenciais: o objetivo geral, a metodologia, os resultados e/ou conclusões.
[1] Categoria:_________Objetivo_Geral__________.
[2] Categoria:_____Metodologia___________________.
[3] Categoria:_____Resultados____________________.
[4] Categoria:_____Conclusões_____________________.
3.2 Analise se o resumo de Beuren, Santos e Hein (2015) atende adequadamente as categorias essenciais?
(X) Sim. ( ) Não.
Justifique sua resposta (máximo 5 linhas):
Pois este resumo trata-se de uma apresentação concisa de pontos relevantes do texto, além de atender as configurações padrão para configuração de resumos.
Correção:
Questão 4: (3,0 pontos)
Responda as questões 4.1 e 4.2, com base na introdução da pesquisa a seguir:
BEUREN, Ilse Maria; SANTOS, Vanderlei; HEIN, Nelson. Folga organizacional de controllers em empresas com remuneração variável. Organizações & Sociedade (Impresso), v. 22, p. 35-60, 2015.
Introdução
[1] Folga organizacional é um tema inserido na área das ciências sociais aplicadas e sua visão predominante na literatura está alicerçada no estudo de Cyert e March (1963), tendo como base a teoria comportamental da administração (NECK, 2001). No Brasil, os estudos acerca desta temática são poucos, comparativamente ao grande número de estudos internacionais sobre o tema. Contudo, ainda não há uma teoria consolidada a respeito da sua definição, mensuração e suas respectivas influências nas organizações.
...