AMOSTRAGEM E COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS
Por: biancamc • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.345 Palavras (10 Páginas) • 310 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Estatística
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3
2 DEFINIÇÃO DE ESTATÍSTICA ........................................................................... 4
3 ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO ............................................. 4
4 AMOSTRAGEM E COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS ............................ 5
5 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ......................................................... 7
6 MEDIDAS DE DISPERSÃO ............................................................................... 8
7 ÁREA DE ESTUDO ............................................................................................. 9
8 AMOSTRAGEM .................................................................................................. 9
9ANÁLISE DOS DADOS ..................................................................................... 14
10 RESULTADOS ................................................................................................... 15
CONCLUSÃO ............................................................................................................. 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 18
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar as definições e conceitos específicos da estatística, e como a mesma tem sido primordial no processo de planejamento, controle, e avaliações das instituições.
Mostrar a atuação como supervisores do departamento de controle de qualidade da fábrica de Café Filho, verificando o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café de 1 Kg, realizando levantamentos e análises das informações.
2 DEFINIÇÃO DE ESTATÍSTICA
Para muitos a palavra estatística lembra números, e trata sim de números, mas trata também de outras coisas.
Segundo Sonia Vieira estatística é a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados. (Introdução à Bioestatística, pág. 3)
O Objetivo da estatística é realizar analises e avaliações objetivas, onde está fundamentada nos conhecimentos científicos. A mesma vem suprindo as necessidades das organizações modernas e traz informações imprescindíveis sobre seus processos de trabalho e estrutura social econômica.
A estatística fornece informações especificas e eficazes, e vem ajudando as empresas, fábricas, e muitas instituições, na sua melhoria, metas, nos processos de produção, e na solução de vários problemas.
A Estatística está presente em diversas áreas tais como: nas Indústrias (ajudando no seu planejamento industrial e controle de estoque), na área de Recursos Humanos (estudando os salários, planos de previdência, planos de saúde), nas Universidades (no desenvolvimento de pesquisas e assessorando os pesquisadores científicos), na área de Demografia (estudando a evolução, fluxo migratório, distribuição e fluxo de doenças) na área de Marketing (ajudando na análise e desenvolvimento dos produtos, previsão de preços, vendas e campanhas), na área Bancária e Financeira (presente no departamento de seguros, financiamento, e análise de fluxo de caixa), e em diversas outras áreas onde a presença da estatística tem sido primordial, para o crescimento de desenvolvimento das mesmas.
3 ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
A estatística na área da administração vem abrangendo diversos métodos e possibilidades na tomada de decisões, no meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões, bem como estabelecendo metas e objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.
A Estatística na administração ajuda também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.
Na administração tem ajudado a reduzir custos e aumentar a qualidade, produtividade e competitividade, no mercado. Tais técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade daquele lote de produção, tomando ações que evitem a ocorrência de problemas, e prejuízos.
Podemos citar então algumas aplicações da estatística na área da administração:
• Coleta de dados que ajudam na tomada de decisão.
• Coleta de dados que possibilitam traçar metas e objetivos empresariais.
• Coleta de dados que dão visibilidade das expectativas da comunidade sobre a empresa.
• Aplicação de dados estatísticos no controle de produção.
• Aplicação de dados estatísticos na área financeira de uma organização.
• Aplicação de dados estatísticos na área de qualidade de processos e/ou produtos.
• Aplicação de dados estatísticos na organização de estoque dos produtos.
4 AMOSTRAGEM E COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS
Segundo Rony Larson e Betsy Farber, Há dois tipos de conjuntos de dados usados em estatística. Esses conjuntos são chamados de população e amostra, sendo: População o conjunto de unidades sobre o qual se deseja obter informações e Amostra é todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para se obter a informação desejada.
Dados amostrais podem ser usados para formar conclusões sobre populações. Os dados amostrais devem ser coletados usando o método apropriado. As amostras aleatórias exigem que o pesquisador tenha a listagem com todas as unidades da população,
...