ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DA EMPRESA NATRA 2016
Por: EDSONSCHMITZ • 15/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DECISÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
NATURA COSMÉTICOS S.A
ANÁLISE DE DESEMPENHO DO ANO DE 2015
ACADÊMICO: EDSON SCHMITZ
Florianópolis / 2016
S U M Á R I O
- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
- ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL DO DRE
- ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO
- INDICADORES DE LIQUIDEZ
- INDICADORES DE ESTRUTURA
- INDICADORES DE ROTATIVIDADE
- INDICADORES DE RENTABILIDADE
- ANEXOS:
- QUADROS DE ANÁLISE
- DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PUBLICADAS
- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Natura Cosméticos S.A. é uma empresa integrada, que desenvolve, produz e distribui mercadorias de higiene e beleza. A companhia possui a liderança de mercado, havendo atingido em 2010 a atuação de 14,4% no mercado brasileiro, o terceiro maior do mundo.
As ações da companhia estão enumeradas, desde 2004, no Mercado da BM & FBOVESPA, com 40% dos títulos acessíveis para negociação em 2010. No mesmo ano a receita líquida consolidada cresceu 21,1% e Ebitda 24,6% em comparação ao ano anterior, o que relacionado com outros colaborarão para a valorização das ações da empresa.
A empresa que teve seu nascimento em solo brasileiro, surgida do fascínio pela cosmética e pelas relações em sete países da América Latina e na França. A marca que possui a liderança no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal no Brasil, assim como no âmbito da venda direta. Desde 2004, é uma empresa de capital aberto, com atividades pautadas no Novo Mercado, o mais alto grau de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Perfil
- Há 9 anos possui a liderança no mercado de cosméticos no Brasil.
- A 10° empresa mais inovadora do mundo (Forbes).
- A 6° marca mais valiosa do país.
- A companhia que dispõe da melhor reputação corporativa do Brasil.
- A 5° maior companhia de venda direta do mundo.
- A 2° companhia mais sustentável do planeta.
Detém a liderança no segmento CFT empregando modelo comercial de venda direta.
- Mais de 1 milhão de consultoras.
- Sede estabelecida em São Paulo.
- Funcionamento em 11 países, especialmente na América Latina.
- Produtos que proporcionam o Bem-estar e a qualidade nas relações.
- Responsabilidade Triple bottom-line.
- Ingredientes naturais, originários do fornecedor Sócio-biodiversidade.
- 7.000 colaboradores.
- ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL DO DRE
Segundo a análise realizada no DRE, verifica-se que a Receita Líquida da empresa Natura cresceu 6,6% no período, entretanto, não houve um bom desempenho, pois, as despesas operacionais aumentaram em 14,5% no período ficando acima da receita líquida.
A lucratividade praticada pela empresa não foi muito boa. De uma margem líquida de 10,0 % obtida em 2014, a empresa diminuiu sua lucratividade para 6,6% em 2015. Ou seja, teve um decréscimo de 29,5%.
Analisando a produtividade da empresa, observa-se que o custo dos produtos vendidos se elevou 7,4% no período, enquanto a receita cresceu 6,6%. Esta elevação de produtividade fez com que o Lucro Bruto, que representou 69,6% da receita em 2014 diminuísse para 69,4% em 2015, tendo uma pequena queda em virtude do aumento da receita.
Analisando ainda o desempenho “na empresa”, observa- se que a conta clientes tece um aumento de 7,3% indicando um comportamento positivo nas vendas. Com isso, os estoques tiveram um aumento de 8,3 % no período indicando um aumento na demanda e consequentemente saída de produtos na empresa. Por outro lado, no passivo da instituição, os fornecedores tiveram um aumento de 33,9% no período.
Analisando as Despesas Operacionais da empresa, pode- se perceber que houve um aumento nos gastos de 14,5% no período estando acima da receita líquida. As despesas administrativas tiveram um aumento nos gastos de 14,1% no período. As despesas comerciais houve um aumento de 11,9 % no período indicando que a empresa teve maior investimento na parte de logística da companhia visto que as vendas aumentaram no período.
Analisando sua composição no DRE, verifica- se que embora a empresa tenha tido um aumento em sua receita líquida, houve aumento significativos com as despesas operacionais e com os custos dos produtos vendidos em que ambos ficaram acima da receita o que de certo modo, prejudicou sua lucratividade que teve um decréscimo de 29,5% no período.
O resultado financeiro aumentou em 42,2 % no período visto que a instituição contraiu dívidas de capital de terceiros onde o passivo circulante teve um acréscimo de 46,6% no período e, no passivo não circulante, um acréscimo de 27,7% no período.
Analisando o saldo de empréstimos e financiamentos da empresa, verifica-se que os perfis de vencimentos da dívida de curto prazo estão acima dos vencimentos no longo prazo visto que os empréstimos contraídos no curto prazo tiveram um aumento de 47,4% no período, ou seja, são maiores do que os empréstimos a longo prazo onde o aumento foi de 34,2% no período.
- ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO
- INDICADORES DE LIQUIDEZ
Na liquidez corrente houve uma diminuição no período de 1,36 em 2014 para 1,32 em 2015, entretanto a empresa se manteve boa, pois consegue manter seu capital de giro para pagar suas dívidas no curto prazo.
...