APS TRABALHO ACADEMICO
Por: Marcia Aparecida • 22/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.658 Palavras (15 Páginas) • 997 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CAMPINAS
2015
[pic 2]
Alunos | R.A |
Brenda Carolina dos Santos Araujo | B60347-0 |
Darlei Camargo Oliveira | C5714H1 |
Maria Caroline Pauluci | B495979-9 |
Maycon da Silva Vilas Boas | C717509 |
Milene Cardoso dos Santos | C737312F8 |
Matheus de Sousa Silva | C72669-9 |
EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E DA GESTÃO ADMINISTRATIVA NA CARTONIFÍCIO VALINHOS S/A
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.
CAMPINAS
2015
LISTA DE FIGURAS / ILUSTRAÇÕES
[pic 3]
Imagem 1 – Primeiras maquinas.
[pic 4]
Imagem 2 – Primeiras maquinas.
[pic 5]
Imagem 3 – Linha de produção atualmente
[pic 6]
Imagem 4 – Maquinas de produção atualmente
[pic 7]
Imagem 5 – Cartonifício Valinhos S/A
[pic 8]
Imagem 6 – Maquinas de produção da Cartonifício Valinhos.
[pic 9]
Imagem 7 – Maquinas de produção da Cartonifício Valinhos.
[pic 10]
Imagem 8 – Maquinas de produção da Cartonifício Valinhos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
As teorias de Taylor e Fayol são práticas de gestão muito presente nas organizações, elas visam às melhorias nos processos e andamento dentro de uma organização, como no setor de produção, setor administrativo e seus departamentos.
Com base nessas teorias o trabalho tem como objetivo analisar a empresa Cartonifício Valinhos S/A que atua na área de fabricação de papel e verificar se as teorias se enquadram na empresa.
Após a analise da empresa será desenvolvido sugestões de melhorias, se necessário utilizando os fundamentos teóricos, para uma melhor gestão administrativa para que a empresa possa aperfeiçoar suas técnicas de gestão alcançando seus objetivos.
1.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
A) A Cartonifício Valinhos foi fundado em 1934 por Ferruccio Celani, que já estava no setor papeleiro do Brasil desde 1920. Naquele ano Ferruccio Celani projetou a fábrica de papelão reciclado em Valinhos, numa antiga cerâmica que havia adquirido dando início á fábrica de papelão compacto que na época era secado ao sol e depois calandrado para seguir para as revendas ou consumidores.
Em 1944, é montada a primeira máquina produtora de papel da região. Eram papéis também totalmente reciclados, Sendo a máquina de papelão modificada para também produzir papéis de embalagens.
Em 1972, faleceu Ferruccio Celani, assumindo, então, seu filho, Segismundo Celani. Após 3 anos, inicia-se a montagem de uma nova máquina fabricadora de papel, hoje totalmente reformada e modificada para produzir papel miolo e papel capa.
Em 1995, começa a produção de chapas de papelão com a aquisição de uma onduladeira.
Em 2000, entra no setor de caixas de papelão com a importação de uma máquina flexo-folder-gluer.
Em 2006, é inaugurado um novo prédio para a cartonagem com uma nova onduladeira de alta produção e uma nova máquina flexo-folder-gluer. Na fábrica de papel é incorporada a moderna tecnologia de scanner para controle de gramatura e umidade dos papéis fabricados. Tudo isso levando a empresa a um novo patamar de qualidade no mercado.
Em 2007, seu Sistema de Gestão da Qualidade é Certificado ISO 9001/2000 através de auditorias realizadas pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, tendo iniciado no mesmo ano alguns trabalhos voltados para a Gestão do meio ambiente, visando em breve a Certificação ISO 14.000.
B) A Cartonificio Valinhos S/A é uma empresa privada.
C) A Cartonificio Valinhos produz papéis miolo, capa e papéis white top liner,
Bobinas, chapas e caixas de papelão ondulado.
D) A Cartonificio Valinhos S/A se enquadra em empresa de médio porte com base nos critérios do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), registrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
- FORÇA DO TRABALHO
A produção de força de trabalho consiste na sua própria reprodução ou conservação. O funcionário enriquece a sua experiência graças ao conhecimento que vai absorvendo, aprende a compreender determinados comportamentos das forças naturais e vai aperfeiçoando a técnica produtiva. Os hábitos adquiridos no trabalho são também fatores que melhoram o nível dos seus conhecimentos e afetam a produtividade. Os indivíduos empregam a experiência acumulada pelos seus antepassados e são influenciados pelas condições do ambiente social da empresa
...