AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E POSICIONAMENTO DO BANCO DO BRASIL NO CONTEXTO
Por: Adriana Guilherme Rodrigues • 19/9/2018 • Trabalho acadêmico • 4.296 Palavras (18 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E POSICIONAMENTO DO BANCO DO BRASIL NO CONTEXTO 4
2.2 DIVISÃO DE ACIONISTAS DO BANCO DO BRASIL S.A COM RELAÇAO AO TOTAL DAS ACOES ORDINÁRIAS 7
2.3 SOCIEDADE DE CAPITAL ABERTO E FECHADO. 7
2.4 VALORES MOBILIARIOS EMITIDOS POR UMA SOCIEDADE ANÔNIMA .8
2.5 BANCO DO BRASIL SE ENVOLVE COM EMISSÃO E AQUISIÇÃO DE DEBÊNTURES. 9
2.6 PRINCIPAIS RISCOS QUE O BRANCO DO BRASIL ENFRENTA NO EXERCÍCIO DE SUAS ATIVIDADES 10
2.7 ESTRUTURA DE REDUÇÃO DE RISCOS DO BANCO DO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA ATUÁRIA PARA O BANCO 11
2.8 PREVIDÊNCIA 12
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
- INTRODUÇÃO
A Gestão Empresarial e Financeira, nunca foi tão essencial como está sendo neste momento, onde o país passa por uma transformação político econômico e financeiro notável. Com isso é preciso que se faça uma boa gestão financeira, pois as projeções financeiras infelizmente mostram riscos inerentes e grandes incertezas em todas as áreas, representando um desafio para os gestores que lidam com situações de falta de recurso, custos elevados para a captação destes mesmos recursos, além de escassez de recursos humanos apropriados.
O presente trabalho tem como objetivo, mostrar a importância das instituições financeiras, em especial o Banco do Brasil S.A, abordando assim, seu tipo de capital e explicando a diferenças entre os dois tipos, que são eles, capital aberto e fechado. Falará também a respeito de seus acionistas e ações ordinárias, fatores importantíssimos dentro da instituição financeira em questão. Apresentará os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades e mostrará como a administração eficiente pode ser eficaz no sentido de redução destes riscos, apontando, para isso, a importância do direito empresarial a da atuária na preparação para os desafios do seu dia-a-dia.
Como o Banco do Brasil é uma referência nacional como instituição financeira, gestão de pessoas dentre outros, será mostrado como esta pode ajudar/ajuda as demais instituições financeiras e demais organismos a ela ligadas, direta ou indiretamente.
O Regime Geral da Previdência Social é responsável por uma série de auxílios, dentre eles, a aposentadoria, que são geridos pelo INSS. Sendo assim, será confrontado este tipo de aposentadoria com a Previdência Privada, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma.
- DESENVOLVIMENTO
- AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E POSICIONAMENTO DO BANCO DO BRASIL NO CONTEXTO.
Instituição financeira é uma organização cuja finalidade é aperfeiçoar a alocação de capitais financeiros próprios e/ou de terceiros, obedecendo a uma co-relação de riscos, custos e prazo que atenda aos objetivos dos seus patrocinadores , incluindo pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesses em sua operação como acionistas, clientes, colaboradores, cooperados, fornecedores e agencias reguladoras do mercado onde a organização opere.
As instituições financeiras podem ser classificadas em dois grupos: bancárias ou monetárias e não bancarias ou não monetárias.
As instituições financeiras bancárias são aquelas que se permite a criação de moeda por meio do recebimento de depósitos a vista e operam basicamente com ativos financeiros monetários que representa os meios de pagamentos da economia, sendo representadas pelos bancos comerciais e múltiplos, sugerido por Assaf Neto (2003). Já as instituições financeiras não bancárias, não estão legalmente autorizadas a receber depósitos á vista, portanto é vedada faculdade de criação de moeda. Estas instituições trabalham basicamente com ativos não monetários, como letras de câmbio, certificados de depósitos bancários, debêntures e outros, estas são constituídas por quase todas as instituições financeiras que operam no mercado financeiro, exceto os bancos comerciais e múltiplos.
As instituições financeiras asseguram um papel de intermediação entre os agentes econômicos que, num dado momento, estas podem assumir como aforradores e, em outros momentos, como investidores. Além da intermediação e da participação em transações financeiras, ela ainda efetuam a recolha de informação sobre vários ativos e investimentos, que pode ser vendida a outros investidores.
A importância das instituições financeiras, então, é o trabalho de intermediação, ou seja, por um lado, recebem dinheiro dos poupadores e, por outro, emprestam para indivíduos e empresas para ajudar com o crescimento da economia de um país. Além do mais, o sistema de pagamento bancário do país está operando através de contas correntes, cartões de crédito e ordens de pagamento, entre outros.
...