TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD)

Por:   •  17/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD)

Unidade de Aprendizagem: PSICOLOGIA NO TRÂNSITO

Professora:

Semestre:

Estudante: __________________________________________________

Orientações e critérios de correção

• Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

• A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

• É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.

• Recortes de artigos, reportagens e outros devem ter seus autores devidamente citados.

• Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer.

• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta Avaliação.

• Consulte o Plano de Ensino da Unidade para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

Boa avaliação!

QUESTÃO

A partir dos conhecimentos adquiridos nesta Unidade de Aprendizagem, elabore uma breve proposta de intervenção a partir da realidade do trânsito de sua cidade. O objetivo é que você elabore um trabalho sintético e ao mesmo utilize sua criatividade para buscar uma solução para um problema do trânsito da sua localidade. Para realizar esta atividade de avaliação, você deverá usar o modelo apresentado no final deste documento, onde constam os campos a serem preenchidos.

Com o intuito de auxiliar no preenchimento desses campos, veja as orientações que são descritas a seguir.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Passo 1: escolha um tema

Escolha um tema que seja socialmente relevante para intervir no trânsito de sua cidade. Alguns exemplos que poderão ser desenvolvidos: acessibilidade; acidentes de transporte terrestre; educação para o trânsito; fatores de riscos no trânsito; mobilidade urbana; uso de álcool e outras drogas; violência no trânsito; etc.

Passo 2: defina o público-alvo

Quem será o público-alvo da sua proposta de intervenção? Aqui você deve delimitar o público, pois é importante para que você consiga pensar em estratégias mais adequadas de intervenção. Por exemplo: se você for trabalhar com um público de crianças pré-escolares, suas atividades e linguagem deverão ser adequadas para este público. Se for trabalhar com algum público com necessidades especiais, talvez a abordagem precise ser adaptada. Exemplos: faixa etária (crianças, adolescentes, adultos, idosos); pessoas portadoras de necessidades especiais (cegos, surdos, cadeirantes, idosos com dificuldades de mobilidades, etc.); participação no trânsito (pedestres, motociclistas, condutores de automóvel, etc.).

Passo 3: observe o contexto da intervenção

Para que possamos conseguir propor uma boa intervenção, precisamos pensar em um tema, no público e também no contexto em que pretendemos intervir. Para isso, pense em algum problema de trânsito de sua cidade. Talvez você mesmo já experimentou alguns destes problemas ao transitar de sua casa até o seu trabalho, por exemplo. Aproveite para descrever as características do trânsito onde você mora. Você pode incluir imagens também que demonstrem estas características. Você pode levantar dados em pesquisa pela internet (site da prefeitura, Órgãos relacionados ao trânsito, CENSO, etc).

• Dados demográficos;

• Características geográficas;

• Quais as vias mais movimentadas da cidade;

• Locais com riscos de acidentes;

• Problemas relacionados ao trafego de veículos;

• Número de acidentes e características das vítimas (pedestres, motociclistas, etc.).

A escolha dos dados que você irá levantar, dependerá do tema do seu projeto.

Passo 4: defina um problema

Realizadas as ações anteriores, agora é hora de juntar tudo em um problema de intervenção. O problema precisa reunir em uma frase o tema, o público-alvo e o contexto. Exemplo: A necessidade de acessibilidade (tema) na Avenida Brasil na cidade de Indaial-SC (contexto), para a mobilidade de cadeirantes (público).

Passo 5: descreva o objetivo da sua proposta de projeto

O objetivo deve indicar uma ação que será realizada para resolver o problema que você levantou no item anterior. Mapear os pontos da avenida Brasil da cidade de Indaial-SC que precisam de intervenção de acessibilidade arquitetônica para a melhoria da mobilidade de pessoas cadeirantes.

Passo 6: justifique a sua proposição de intervenção

Descreva as necessidades que você conseguiu listar ao pesquisar o contexto da sua cidade. Após, descreva suas motivações para trabalhar com esse problema e essa comunidade (público-alvo). Justifique porquê a intervenção escolhida pode ser útil para sanar os problemas e quais os benefícios elas podem trazer para o trânsito da sua cidade.

Passo 7: apresente uma fundamentação teórica

Realize uma pesquisa online (por exemplo, em base de dados de Universidades ou na Scielo – www.scielo.br) sobre o tema proposto. Após, redija um texto (de 8 a 12 linhas) apresentando as ideias e/ou conceitos principais obtidos e que fundamentem teoricamente sua proposta de intervenção.

Passo 8: apresente informações sobre o método de intervenção

Descreva de forma geral a intervenção que você realizará e as técnicas à serem utilizadas (se por meio de palestras, oficinas, discussões com o público alvo, material de orientação, dinâmicas de grupo, etc.). As técnicas devem estar coerentes com a proposição teórica e com a estrutura, tipo e tamanho do público, etc. Indique, também, como o projeto será divulgado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com