TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE II – TÓPICOS ESSENCIAIS EM CONTABILIDADE

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE II – TÓPICOS ESSENCIAIS EM CONTABILIDADE

TRABALHO EM GRUPO SOBRE ESTOQUES - CPC 16

  1. Trabalho em grupo de 2 alunos.
  2. Prazo de entrega: Cópia física (em grupo): 11.09.2018.
  3. Data da Apresentação em sala de aula: 11.09.2018. Distribuição de assuntos: Conforme item 10 abaixo.
  4. O trabalho vale 30 pontos. Aluno que eventualmente não participar da apresentação do trabalho em sala de aula ficará sem nora nesta atividade.
  5. Haverá 2 perguntas de outros grupos (1 pergunta por grupo definido em sorteio). Caso o grupo sorteado não formular a pergunta, cada aluno do grupo perderá 10 pontos.
  6. Aluno que não estiver presente nas apresentações de trabalhos dos demais colegas perderá 20 pontos.
  7. Fonte de pesquisa deverá ser baseada no CPC 16, livro do FIPECAFI e outros livros. A pesquisa na internet deverá ser somente como complemento.
  8. Na última pagina do trabalho mencionar as fontes de pesquisas.

Exemplo:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Pronunciamento Técnico CPC 16 (R1).

FIPECAFI. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2013.

QUESTÕES PARA PESQUISA SOBRE O CPC 16:

  1. Qual é a questão fundamental na contabilização dos Estoques e qual a definição para os estoques, segundo o CPC 16?

    RESPOSTA: A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.

       A definição para estoques segundo o CPC 16 é que, os estoques são ativos mantidos para venda no curso normal dos negócios;  em processo de produção para venda; também pode ser  na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.    

   

  1. De que forma os estoques devem ser mensurados, segundo o CPC 16?

    RESPOSTA: O estoque deve ser mensurado pelo valor realizável líquido em determinadas fases de produção. Isso acontece, por exemplo, quando ocorre à colheita ou os minerais tenham sido extraídos e a venda esteja assegurada pelos termos de um contrato futuro ou por garantia governamental ou quando tenha um mercado ativo e haja um risco baixo de fracasso de venda. Devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

  1. Dê definição de Valor Realizável Líquido.

RESPOSTA: O valor realizável líquido é quando se tem um preço estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para a sua conclusão e dos gastos estimados necessários para assim realizar a venda. Também se diz respeito à quantidade liquida que se espera realizar com a venda do estoque no processo da negociação.

O valor justo mostra a quantia que o estoque pode ser trocado entre os compradores e vendedores, que estejam dispostos a fazer negócio. Primeiramente é estipulado um valor a serem cobrados pela empresa, e em seguida eles fazem a negociação entre eles, contudo o valor realizável liquido do estoque, não pode ser igual nem próximo ao valor justo dos gastos necessários para a respectiva venda.

  1. O que são custos de transformação?

RESPOSTA:  Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão-de-obra direta.

Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados.

  1. Quais são os critérios de valoração dos estoques recomendados pelo CPC 16?

RESPOSTA: Para o critério de valoração dos estoques, se dá quando o pronunciamento esclarece que podem ser aumentados pelo método específico PEPS (“Primeiro que entra, primeiro que sai”) ou custo médio ponderado. A redução do valor de custo dos estoques para o valor realizável líquido procura atender o princípio de que os ativos não devem ser escriturados por valores superiores aos que se espera realizar com a sua venda ou seu uso. As estimativas do valor realizável líquido são baseadas nas evidências mais confiáveis disponíveis no momento em que são feitas e levam em consideração a finalidade para a qual o estoque é mantido. Por exemplo, o valor realizável líquido da quantidade de estoque mantido para atender contratos de venda ou de prestação de serviços é baseado no preço do contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com