ATIVOS E PASSIVOS OMITIDOS
Por: ALINE.LUCAS • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 1.212 Visualizações
FGV PRESIDENTE PRUDENTE/SP
ALINE DE SOUZA RIBEIRO TURMA: GFCA
- Há ativos e passivos omitidos (existem, mas não estão apresentados)?
- Há ativos e passivos fictícios (estão apresentados, mas não existem)?
- Os ativos e passivos estão adequadamente avaliados (valor justo)?
Caso 1; O contador da empresa fez um procedimento incorreto, nesse caso há ativo fictício, pois os gastos incorridos com o pessoal alocado, assim como parte das despesas administrativas calculadas por rateio, deveriam ser calculadas como Despesa nessa fase de pesquisa, não fazendo parte do custo de desenvolvimento. PEPS também está incorreto, pois deveria estar de acordo com a vida útil, tempo que o bem gera benefício para a empresa, portanto não existe lançamento que utilize essa metodologia.
Caso 2; O valor justo neste caso está incorreto, pois o custo de treinamento do pessoal deveria ser lançado como despesas ao invés de uma conta no intangível, essa conta não é um ativo, pois a empresa não tem o controle sobre o aprendizado de seus funcionários. As demais contas apresentadas no caso, o contador apropriou corretamente.
Caso 3; O contador registrou corretamente o registro da marca no intangível, pois tinha o controle sobre ela. Não há um valor justo, o valor da marca é um valor subjetivo. O laudo mostra o valor de mercado, que não é verificável, pois não há duas marcas iguais, não sendo confiável.
Caso 4; Nesse caso há um ativo fictício, o contador não poderia ter lançado esse custo com as pesquisas como um ativo intangível e sim como uma despesa. Pois ainda está em fase de desenvolvimento, caso a vacina fosse descoberta, aí sim, seria uma conta de Ativo.
Caso 5; Nesse caso o procedimento está correto. O custo das passagens com os vencedores não é uma despesa porque entra no custo de desenvolvimento da marca. Os gastos com as passagens aéreas para os vencedores da campanha não existe, pois a companhia aérea só vai autorizar o embarque se houver lugares vagos, não sendo assim uma despesa.
Caso 6; Há um passivo omitido, pois o pagamento das horas extras são prováveis. A empresa deveria sim ter efetuado uma provisão, pois como os funcionários teriam provas das horas extras não pagas, a empresa teria que reembolsar os funcionários, reconhecendo assim como uma obrigação. Esse tipo de atitude tomada pela empresa pode afetar sua continuidade. E deve haver também uma nota explicativa do caso.
Caso 7; Nesse caso temos um passivo omitido. O contador fez um procedimento incorreto ao não fazer uma provisão para a garantia, pois e provável que haja reclamações no prazo da garantia, pois a empresa vende o produto com uma assistência técnica no prazo de um ano.
Caso 8; A empresa ao dizer que não há riscos ambientais está omitindo um passivo, então nesse caso há um passivo contingente omitido, não havendo uma boa governança corporativa. Sendo assim se a empresa reconhecer esse passivo não teria como calcular o valor justo dessa ameaça ambiental então o certo seria fazer uma nota explicativa, analisando a perda provável, os riscos e o tamanho da contaminação e seus efeitos.
Caso 9; Esse caso trata-se de um passivo fictício, pois não houve um evento passado sendo que só ira ocorrer no mês seguinte quando a empresa realizar a manutenção.
...