ATPS
Por: lucasmendes92 • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 4.341 Palavras (18 Páginas) • 335 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA[pic 1]
GRADUAÇÃO EM CIENCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR-ORIENTADOR: PROF. ADM. M.S.C. ANDERSON WILSON SIMONI
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVSIONADAS
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
LUCAS MENDES DANIEL RA:6814000043
MARIMÍLIA TOZATI RA:6662401487
Valinhos
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 ETAPA 1
1.1.1 Considerações Iniciais
1.1.2 Estrutura das Demonstrações Financeiras
1.1.3 Conceitos Básicos de Análise 5
1.1.4 Tipos de Balanço 7
1.1.5 Tipos de índices financeiros 8
1.1.6 Análise Vertical 8
1.1.7 Análise Horizontal 11
1.1.8 Índices Econômicos Financeiros 12
1.1.9 Interpretação dos índices 15
1.2.1 Cálculos Análise vertical e horizontal 15
1.2.2 Análise vertical e horizontal – Balanço e DRE 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
INTRODUÇÃO
A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) tem como objetivo abordar os principais pontos de como realizar uma análise financeira através da discussão da leitura do artigo Estrutura das Demonstrações Financeiras, bem como a análise de um balanço patrimonial de uma empresa. Salienta-se também a compreensão dos aspectos quantitativos e qualitativos do seu patrimônio, geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, a análise, a avaliação, o planejamento e a tomada de decisão.
ETAPA 1
Considerações Iniciais
A contabilidade é um conjunto de contas contábeis elencadas dentro de um plano de contas da empresa. Essas contas são codificadas em balanço patrimonial (ativo, passivo e patrimônio líquido) e demonstrações de resultado. Através desse plano de contas é possível um estudo, uma interpretação e registro dos fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, tendo em sua finalidade um sistema de informação e avaliação destinada a prover a seus usuários demonstrações e analises de naturezas econômicas e financeiras para a tomada de decisão.
Segundo Azevedo (2013, p.16) “a análise dos demonstrativos contábeis é o exame de laboratório da saúde econômica, financeira e patrimonial da sociedade. É um diagnóstico bem-estruturado da situação do patrimônio.”
Estrutura das Demonstrações Financeiras
- Estrutura do Ativo
O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui, representando as aplicações e ou uso dos recursos disponíveis. Na legislação brasileira, o Ativo é dividido em três grupos, no qual definem prazos diferentes e como serão distribuídos os recursos para a realização de cada Ativo.
A análise do ativo deve ser feita observando-se quando há de recursos de curto prazo (Circulante, receber ou realizar no prazo máximo de 1 ano) e quanto há de longo prazo (Realizável e Permanente, serão recebidos ou realizados após 1 ano, cuja sua atividade é lenta), sendo o mais importante é o de curto prazo por ter maior liquidez e que é utilizado para garantir o pagamento de despesas e dividas.
As principais contas do ativo circulante são: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques; Realizável longo prazo destina-se a contas de créditos coligadas e/ou controladas e a conta Permanente são máquinas, equipamentos, veículos, móveis, terrenos, edifícios, etc.
Quanto maior volume de recursos no ativo melhor capacidade para pagamentos
- Estrutura do Passivo
O Passivo representa as dívidas, obrigações e as fontes ou origem dos recursos que a empresa possui, também é divido em três grupos com prazos diferentes para pagamento das dívidas que são representados através de Recursos de Terceiros (que são dividas efetivas, dividido em CIRCULANTE até um ano e EXIGÍVEL LONGO PRAZO mais de um ano) e Recursos Próprios (ou seja, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, são recursos que pertencem aos sócios e utilizados pela empresa).
O passivo Circulante são contas a serem pagas dentro de um ano, como fornecedores, salários e encargos, impostos a pagar, empréstimos bancários, contas a pagar, adiantamentos de clientes e imposto de renda. A conta exigível em longo prazo é representada por financiamentos, impostos parcelados, dívidas de concordata, e o Patrimônio Líquido são capital social, reservas de capital, reservas de lucros e lucros acumulados. Quanto maior o volume de recursos de terceiros, ou seja, obrigações representa maior risco financeiro, pois a empresa passa a trabalhar muito mais com recursos de outros do que com os seus.
...