ATPS ATIVIDADEPRATICA SUPERVISIONA
Por: Jhony Gimenes • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.484 Palavras (10 Páginas) • 222 Visualizações
INTRODUÇÃO
Objetivo
Se baseando na Análise de Investimentos, focamos no objetivo de através dessa atividade avaliativa entender e aplicar os conceitos conforme os temas abordados, e dessa forma analisar a viabilidade do projeto estimado.
No início, após a análise do desafio proposto, buscamos um alinhamento das ideias a respeito da definição do produto e ramo do investimento para que o objetivo final fosse alcançado, focando em um resultado positivo e também na fixação do aprendizado através das pesquisas e bibliografias básicas e complementares apontadas, sendo assim possível determinar um segmento apropriado, e desenvolver de forma descomplicada e clara a análise dessas informações, levando em consideração fatores importantes como busca pela aplicação correta dos conceitos, proximidade dos dados a valores reais e também o enquadramento no cenário econômico atual.
CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO
1.1. Conceito
Geralmente utilizamos de formas distintas o termo “investimento”, porém através de uma análise simples, é possível perceber que em nosso dia-a-dia aplicamos esses conceitos em diversas situações, como por exemplo, a aquisição de um terreno, uma casa própria, uma aplicação financeira e diversas outras citações, até mesmo a realização de um curso ou graduação pode ser tratada como um investimento.
A parte dos exemplos cotidianos citados, o Investimento em seu sentido econômico pode ser representado pela utilização de um recurso atualmente disponível, um recurso presente, buscando a geração de um recurso maior futuramente, ou seja, se abre mão de um valor no presente, visando o ganho, um retorno futuro.
OLIVO (2012), afirma que “um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”.
De modo simples é possível utilizar como exemplo a situação detalhada a seguir, o proprietário da empresa, ao constituir a mesma, para efetuar a aquisição de equipamentos e cobrir os gastos com treinamentos, instalações e outras despesas iniciais, utiliza recursos. Essa ação inicial do proprietário da empresa é o investimento realizado, pois na ocasião citada ele abriu mão dos valores utilizados visando o retorno futuro, tendo a expectativa que os valores gastos no presente se transformarão em lucro para sua empresa, em resumo ele fez um investimento.
1.2. Tipos de Investimentos
Diante dos vários tipos de investimentos, é possível afirmar que se diferenciam devido à sua origem, ou seja, os Investimentos públicos tratam-se de recursos que buscam o bem estar da sociedade e geralmente são disponibilizados por entidades públicas ou pelo governo, os Investimentos privados, como o exemplo citado, visam o retorno financeiro dos investidores, e geralmente são recursos utilizados pelas pessoas jurídicas ou físicas, já os Investimentos mistos, tem sua origem por parte de pessoas físicas, jurídicas ou de direito privado, disponibilizados em aporte.
É de grande importância o estudo dos investimentos diante da situação da economia brasileira ou de qualquer país, pelo fato de seu crescimento econômico estar diretamente ligado ao fluxo de investimentos. Diante disso, podemos considerar que a Análise de Investimentos é um conjunto de técnicas que permitem a comparação de resultados dos valores aplicados, auxiliando dessa forma os administradores no planejamento e nas tomadas de decisões, comparando os resultados obtidos na análise e tornando possível traçar rotas alternativas e se se atentar a imprevistos.
Podemos afirmar que a análise de investimento é um conjunto de habilidades e técnicas que comparam o resultado dos investimentos, auxiliando os investidores na tomada de decisões. Aplicando esses conhecimentos, é possível identificar as possibilidades de êxito e características benéficas nas alternativas analisadas, usando como base a matemática financeira, para expressar de forma clara as nuances do projeto, suas alternativas, pontos fortes e fracos, tendo em termos quantitativos as diferenças.
1.3. Estudo da Análise de Investimentos
Temos como aspecto do estudo da análise de investimentos a escolha da melhor alternativa quanto aos investimentos analisados, uma comparação entre os investimentos, análise de cada caso, detalhamento das alternativas e enumeração das mesmas. Não apenas no planejamento de um possível investimento, a análise também é de grande importância nas organizações, que tem sua sobrevivência no cenário econômico baseada em seus investimentos e retorno dos mesmos, gerando essa necessidade e importância da análise de cada caso. Com base nas considerações econômicas, financeiras e do ambiente empresarial, o administrador da empresa deve analisar o melhor investimento, buscando assim a garantia do retorno e expansão do seu investimento, sabendo que o mercado oferece grande variedade de possíveis investimentos, a análise vai auxiliar o administrador a traçar o melhor cenário.
Atualmente tem se falando muito na importância do Planejamento Estratégico, e esse está diretamente ligado a análise de investimentos, pois o planejamento estratégico somente será valido e possivelmente trará resultados positivos quando encontrar-se vinculado a uma adequada análise de investimentos, ou seja, o administrador que traçar uma estratégia, se baseando em uma análise dos investimentos e comparando as alternativas e viabilidade de cada opção terá chances mais expressivas de obter o retorno esperado ou calculado para o investimento em questão.
Corresponde ao mercado financeiro ou mercado bancário, o conjunto de operações e instituições que se ocupam do fluxo de recursos financeiros e agentes econômicos. São denominadas intermediárias financeiras, as instituições que reunindo emprestadores e tomadores desempenham a função de criar mercado financeiro.
Utilizando a análise de investimentos, alguns dados devem ser considerados para chegar à tomada de decisão mais apropriada, pois a análise de investimentos não trará uma alternativa única em regra geral, ou seja, é necessária a análise de todas as alternativas possíveis, tendo como mínimo dois casos, para concluir o estudo de forma apropriada e conclusiva. É possível comparar apenas alternativas de mesma natureza, também é necessário se atentar apenas à importância dos dados relevantes, se nos casos comparados os resultados apontarem receitas ou custos com o mesmo valor,
...