ATPS: Análise de investimentos
Seminário: ATPS: Análise de investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lichagas • 24/11/2013 • Seminário • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 276 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
Análise de investimentos
Envolve decisões de aplicação de recursos com longo prazo (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimentos são:
Payback: Trata-se sobre tudo de um critério de avaliação de risco, sendo, nesta perspectiva, mais atraentes aqueles projetos que permitam uma recuperação do capital investido em menor tempo. Outra forma de considerar o PB passa por estabelecer um determinado período limite, relativamente ao qual o PB deve ser inferior ou igual. Por exemplo, pode-se assumir o horizonte temporal do investimento enquanto período limite.
Valor Presente líquido: também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente. Temos que considerar o conceito de valor do dinheiro no tempo, pois, exemplificando, R$ 1 milhão hoje não valeriam R$ 1 milhão daqui a um ano, devido ao custo de oportunidade de se colocar, por exemplo, tal montante de dinheiro na poupança para render juros.
Taxa Interna de Juros: é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. O conceito foi proposto por John Maynard Keynes, de forma a classificar diversos projetos de investimento: os projetos cujo fluxo de caixa tivesse uma taxa interna de retorno maior do que a taxa mínima de atratividade deveriam ser escolhidos. A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.
Tipos de investimento
Investimentos públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social, não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas retornos sociais. Exemplos: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, etc.
Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, geram empregos e tributos. Exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviços, lojas de varejo, shopping centers, etc.
Investimentos mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, têm por objetivo o bem-estar social e o retorno monetário. Exemplo: Petrobrás e Banco do Brasil.
Os investimentos são importantes tanto para a economia, quanto para as organizações.
A economia de qualquer país só pode crescer com o fluxo contínuo de investimentos.
A sobrevivência das organizações em longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.
Passo 2, 3 e 4
Conforme orientação dada em sala de aula, segue um projeto de investimento para análise de viabilidade:
Considere que um grupo de empresários está disposto a investir em um novo empreendimento.
A efetivação do projeto depende de uma análise de viabilidade econômica e financeira.
O objetivo principal do estudo de viabilidade é proporcionar aos investidores uma condição de segurança ao consolidar as técnicas de matemática financeira, contabilidade, planejamento estratégico e métodos de avaliação de investimentos que permitem elucidar os mecanismos para a apropriada alocação e otimização dos recursos aplicados.
A partir das premissas básicas do projeto apresentadas a seguir, o grupo elaborará uma análise de caso para um projeto de investimento em um negócio no qual será avaliada a viabilidade econômica e financeira por meio de critérios estudados na disciplina (TIR e VPL), para tanto, o uso da planilha ATPS_ (PLAN01).xls é fator determinante para o processo de avaliação.
Premissas Básicas.
A) Empresa industrial no ramo de autopeças.
B) Operações – Comprar matéria-prima, transformar e vender produtos acabados dentro do estado de São Paulo.
A) Regime de Tributação: Lucro Real.
B) Estrutura dos Produtos:
C) Investimento Inicial:
D) Receita Bruta Operacional:
E) Impostos Sobre as Compras e Vendas:
F) Custo de Aquisição:
G) Salários e Encargos Sobre a Folha – Previsão Anual:
H) Custos e Despesas Fixas e Variáveis – Previsão Anual:
I) Valor Residual: $ 90.000,00.
J) Horizonte de Avaliação: 5 anos.
K) Taxa Mínima de Atratividade: 12,5% ao ano.
Etapa 2
Passo 1
O Conceito de Fluxo de Caixa
Todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil.
A primeira diferença que o fluxo de caixa da análise
...