ATPS: Auditoria Interna
Seminário: ATPS: Auditoria Interna. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALZIMARA • 29/10/2014 • Seminário • 7.872 Palavras (32 Páginas) • 305 Visualizações
Auditoria
Auditoria Interna
Atividade desenvolvida para o Curso de Contabilidade
8ª série, visando obtenção de aprendizagem e alcance de objetivos.
SÃO PAULO – 2014
SUMARIO
Objetivo......................................................................................................................5
Introdução...........................................................................................................6
ETAPA 1
O que é Auditoria........................................................................................................7
Tipos de Auditoria...................................................................................................11
O auditor externo e o auditado...........................................................................14
A postura de um auditor.....................................................................................16
ETAPA 2
Quadro 1 – Demonstrações Contábeis Auditadas.....................................................17
ETAPA 3
Quadro 2 – Planejamento de auditoria.................................................................18
ETAPA 4
A importância da carta de responsabilidade, o porquê da criação da Lei Sarbanes-Oxley e seus impactos causados nas empresas de auditoria.............................19
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................24
BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................25
OBJETIVO
A ATPS a seguir tem como objetivo demonstrar a importância da auditoria interna no processo decisório das instituições, demonstraremos como esta ferramenta pode ser de grande utilidade e importância para o controle administrativo das organizações por ser uma atividade que se destina a observar, questiona, indagar, checar e propor alterações na medida das necessidades e procedimentos. Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.
INTRODUÇÃO
Esta ATPS foi realizada através pesquisas bibliográficas, desenvolvidas em livros de auditoria e sites de órgãos contábeis já publicados sobre auditoria e auditoria interna, fez-se necessário embasamento teórico, através de estudos e pesquisa bibliográfica, relacionada ao campo dos saberes inerentes as área de contabilidade e da auditoria na sua forma mais abrangente tendo a finalidade de alcançar os objetivos previamente traçados com resultados positivos dentro do contexto das organizações contemporâneas e frente às diversas demandas que o tema sugere e propõe que o alvo deste trabalho acadêmico é demonstrar algumas das diversas ferramentas que a auditoria interna possui para ajudar os gestores na elaboração de respostas e nortear as empresas nas tomada de decisões.
Com a finalidade de esclarecer referente os resultados positivos que se almeja demonstraremos como chegar aos fins desejados através desta valiosa ferramenta de trabalho da Contabilidade na orientação técnica ao combate à fraude e a erros, corrigir condições apontadas como deficientes até que se atinja disposição satisfatória, contribuindo assim para a transparência e confiabilidade das demonstrações contábeis.
E que Isto valorizará ainda mais a organização auditada fazendo prevalecer cada vez mais o Princípio Contábil da Continuidade, afinal uma instituição que trabalha com destaque na forma ética tem bons retornos, dentre estes o da vida longa e lucrativa no mundo dos negócios.
Vamos demonstrar a importância da auditoria interna para as entidades destacando a responsabilidade do auditor interno, dentro destas organizações. Compreender os procedimentos e as etapas necessárias para o desenvolvimento da auditoria interna; relatar as atribuições do auditor; analisar quais os riscos e principais fontes de erros inerentes à atividade de auditoria.
Etapa 1
O que é Auditoria.
Devido ao aumento do volume das operações nas empresas e com isto o aumento na complexidade de sua administração e controle achou-se a necessidade dos investidores e proprietários desde a confirmação dos valores retratados no patrimônio das empresas que possuíam ou as que pretendiam aplicar seus recursos e investimentos, principalmente com o grande crescimento econômico-financeiro que levou ao aparecimento de grandes empresas que ganham destaque no meio comercial.
Muito se tem comentado sobre o atual momento pelo qual passa a função de auditoria nas organizações de todo o mundo, apesar de uma área temática recente. É questionada a sua real necessidade nas organizações, como uma atividade que realmente agregue valor ao negócio e proporcione rentabilidade e segurança sobre as operações aos acionistas.
Agregar
...