A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA CONTÁBIL
Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA CONTÁBIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saraleitte • 24/6/2013 • 2.226 Palavras (9 Páginas) • 1.681 Visualizações
FACULDADE DE IMPERATRIZ - FACIMP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOSÉ AUGUSTO BEZERRA DE SOUSA
JOSIMAR NUNES DA SILVA
SARA GONÇALVES LEITE
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA CONTÁBIL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Disciplina de Auditoria do 7° período, para obtenção de nota parcial.
Orientadora: Prof.ª Ocionira Rodrigues Soares
Imperatriz
2012
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA CONTÁBIL
José Augusto Bezerra de Sousa¹
Josimar Nunes da Silva¹
Sara Gonçalves Leite¹
Ocionira Rodrigues Soares²
RESUMO
A Auditoria é um ramo em constante crescimento, que tem como principal elemento de estudo o patrimônio da entidade. Sua importância existe por seu um órgão de prevenção a fraudes e erros nas organizações, pois visa proporcionar total transparência sobre os fatos. No entanto se faz necessário a Ética Profissional por parte dos auditores, por isso o presente artigo busca evidenciar a presença da ética interligada com papel do auditor nos controles internos e obtendo assim um bom trabalho de auditoria interna nas organizações. Para a realização do presente estudo, a metodologia aplicada foi de caráter exploratório teórico, onde foram desenvolvidas leituras e interpretações em material disponível eletronicamente e também pesquisas bibliográficas.
Palavras-Chave: Auditoria Interna. Contador. Código de Ética. Controles. Ética Profissional.
1 INTRODUÇÃO
1.1 Objetivos
Este artigo tem como objetivo principal, demonstrar a importância da ética no processo de auditoria interna contábil como instrumento de segurança e confiabilidade, no sentido de verificar se as atividades rotineiras estão sendo seguidas pelos subordinados da empresa.
1.2 Aspectos metodológicos
Para a realização do presente estudo, a metodologia aplicada foi de caráter exploratório teórico, onde foram desenvolvidas leituras e interpretações em material disponível eletronicamente e também pesquisas bibliográficas.
2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
2.1 Surgimento
A história da contabilidade está ligada às primeiras manifestações humanas, da necessidade social de proteção, à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
No início a contabilidade era utilizada para verificar o crescimento da riqueza, e com o passar dos tempos, ela se tornou uma ferramenta indispensável para administração de uma organização, seja ela pública ou privada, toda a rotina da empresa é analisada através da contabilidade. Dessa forma a contabilidade tornou-se um auxiliar no processo administrativo, demonstrando suas receitas, despesas, através dos seus ativos e passivos, apresentando um resultado imediato sobre a real situação da empresa, para com seus investidores.
Após a comprovação de que a Contabilidade sempre existiu desde de a antiguidade, a ciência Contabilidade começou a se desenvolver de forma concreta e objetiva.
Segundo Marion (1998, p.33):
A contabilidade, entretanto, vai atingir a sua maturidade entre o século XIII a XVI dC (comércio com as Índias, burguesia, renascimento, mercantilismo etc.), consolidando-se pelo trabalho elaborado pelo frade franciscano, Frei Luca Pacioli, que publicou na Itália, em 1994, um tratado sobre a contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Assim nasceu a Escola Italiana de contabilidade que dominou o cenário mundial até o ínicio do século. O desenvolvimento da contabilidade foi notório nos Estados Unidos, em nosso século, principalmente após a depressão de 1929, com a acentuação de pesquisas nessa área para melhor informar o usuário da contabilidade. A ascensão cultural e econômica dos EUA, o crescimento do mercado de capitais e, consequentemente, da auditoria, a preocupação e tornar a contabilidade algo útil para a tomada de decisões, a atuação acentuada do Instituto dos contadores Públicos Americanos, a clareza didática da exposição dos autores em contabilidade foram, entre outros, os fatores que contribuíram para a formação da Escola Contábil Americana, que domina o nosso cenário contábil atual.
2.2 Evolução
A auditoria interna surgiu apartir do crescimento dos negócios e da necessidade que o administrador tinha em obter laudos precisos dos procedimentos internos da empresa, como: revisão da contabilidade, finanças e outras operações. Contudo a profissão auditor interno examina o grau de confiabilidade das informações e o desempenho das tarefas delegadas.
Os principais objetivos são:
- Verificar a existência, a suficiência e a aplicação dos controles internos, bem como contribuir para o seu aprimoramento;
- Verificar se as normas internas estão sendo seguidas;
- Verificar a necessidade de melhoramento das normas internas vigentes;
- Avaliar a necessidade de novas normas internas.
Vale ressaltar que o auditor interno por ser um empregado da empresa, não pode exercer funções da quais ele possa vim a examinar futuramente, para que não interfira na clareza e ética dos processos.
3 PERFIL
...