ATPS CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Por: taitaraissa • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 8.883 Palavras (36 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTȂCIA
CASSIO FERRAZ. RA 7981716988
IOLANDA FREITAS. RA 7581656597
IVANILDA LIMA. RA 8324774952
MARILENE CAVALCANTE. RA7983725171
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
ʺAvaliação da melhor opção tributária de uma empresaʺ
MANAUS-AM
2015
CASSIO FERRAZ. RA 7981716988[pic 3][pic 4]
IOLANDA FREITAS. RA 7581656597
IVANILDA LIMA. RA 8324774952
MARILENE CAVALCANTE. RA7983725171
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
ʺAvaliação da melhor opção tributária de uma empresaʺ
[pic 5][pic 6]
MANAUS-AM
2015[pic 7]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 – Relatórios parciais, em formas de tópicos, sobre a evolução do sistema tributário brasileiro e dicas de economia tributária
A EVOLUÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO AO LONGO DO SÉCULO
Breve histórico da tributação no Brasil: 1891/1965
A reforma da década de 60 e a evolução do sistema tributário até 1988
DICAS DE ECONOMIA TRIBUTÁRIA - PESSOA FÍSICA
DICAS DE ECONOMIA TRIBUTÁRIA
ETAPA 2 – Incidência tributária nacional
Tabela - Diferentes alíquotas e opções de tributação para pessoas jurídicas
Evolução histórica dos tributos, motivo de sua existência e os principais aspectos e características da tributação nas pessoas jurídicas
ETAPA 3 – Sistema de Tributação Simplificada
Simples Nacional Ou Super Simples
Simples Nacional - Obrigações Acessórias
Tabela comparativa – Empresa analisada se optasse pela tributação pelo lucro real ou pelo lucro presumido, nos anos de 2011 e 2012
ETAPA 4 – Internacionalização da Contabilidade Brasileira
Resumo do Pronunciamento CPC 32
Confronto dos resultados da internacionalização da contabilidade brasileira segundo o CPC 32 com os cálculos efetuados na etapa 3
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O conceito de tributo está previsto no artigo 3˚, do Código Tributário Nacional – é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa.
Apesar de o Código Tributário em seu artigo 5˚ prever que há somente três espécies tributárias (impostos, taxas e contribuições de melhoria), a partir da Constituição Federal, temos mais duas espécies tributárias: contribuições sociais e empréstimos compulsórios.
Hoje com a globalização e os mercados cada vez mais competitivos, todo empresário procura reduzir seus custos de forma a não perder seus clientes para os concorrentes.
Planejar é uma das obrigações dos dirigentes de uma empresa, uma vez que sem um bom planejamento de médio e longo prazo, nenhuma empresa sobrevive por muito tempo.
A elaboração do presente trabalho consiste em avaliar a melhor opção tributária (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional) de uma empresa fictícia.
Ao concluir, teremos uma visão sobre as particularidades, vantagens e desvantagens das diferentes opções tributárias existentes no Brasil.
ETAPA 1 – Relatórios parciais, em formas de tópicos, sobre a evolução do sistema tributário brasileiro e dicas de economia tributária
A EVOLUÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO AO LONGO DO SÉCULO
Com base no artigo ``A evolução do sistema tributário brasileiro ao longo do século: anotações e reflexões para futuras reformas`` do autor Ricardo Versano, pudemos fazer o seguinte relatório.
O sistema tributário brasileiro, 1981, um relatório da pesquisa realizada pelos autores na Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, que justifica, inclusive com documentação, diversas afirmações que aqui, por restrição de espaço, são apenas apresentadas.
- O Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional, em agosto de 1995, uma proposta de emenda à Constituição que reforma o sistema tributário brasileiro.
- Este artigo discute a evolução do sistema tributário desde a primeira Constituicao republicana, com a intenção de retirar daí ensinamentos que possam ser úteis para futuras reformas.
- A última parte do trabalho, utilizando o relato das seções anteriores e agregando reflexões do autor, discute três temas: reforma versus ``revolução`` tributária como parte do processo de evolução do sistema; aspectos do federalismo fiscal brasileiro; e objetivos desejáveis de futuras reformas tributárias no Brasil, bem como dificuldades encontradas para atingi-los.
Breve histórico da tributação no Brasil: 1891/1965
...